• Escuderia terminou semana de testes em Valência de forma confiante e continua se preparando para a Temporada 9

Valencia, Espanha – A equipe Nissan de Fórmula E terminou os testes da pré-temporada de forma positiva em Valência, na Espanha. Os carros de Geração 3 (Gen3) da Fórmula E correram em circuito pela primeira vez oficialmente, às vésperas do início da Temporada 9.

No evento realizado no Circuito Ricardo Tormo, que teve uma duração de cinco dias, os pilotos Norman Nato e Sacha Fenestraz tiveram a primeira oportunidade oficial de pilotar os novos carros Nissan e-4ORCE 04. Ambos os pilotos fizeram belos tempos de volta e reuniram uma série de dados úteis em meio aos preparativos para a primeira etapa da temporada, que acontece em janeiro na Cidade do México.

Depois de passarem toda a terça-feira focados nos ajustes dos carros, a equipe se concentrou em aumentar a performance no restante da semana. O piloto francês Norman Nato apresentou regularidade entre os concorrentes e apareceu no topo das tabelas de tempos na quinta-feira à tarde. Já o franco-argentino Sacha Fenestraz – que vai fazer sua primeira temporada completa na Fórmula E –, também fez belos tempos de volta, com o foco de atingir velocidade com o novo carro.

"Esta semana em Valência foi positiva para nós", disse Tommaso Volpe, gerente geral da Nissan Fórmula E e diretor geral da Equipe Nissan de Fórmula E. "Tem sido desafiador nos acostumar à nova tecnologia, mas todos estão passando por isso e nós apresentamos muitos sinais encorajadores. Nosso foco foi o trabalho de ajustes no 1º dia e aplicar o que aprendemos na fábrica. Depois, nos concentramos em melhorar nossa performance no 2º e 3º dia e apresentamos bons resultados – o Norman apareceu no top 10 de forma consistente e foi o mais rápido na quinta-feira. O Sacha está ficando cada dia mais à vontade com o carro, ele fez um bom trabalho e adquiriu muita experiência. Parece que a performance veio para ficar, por isso vamos continuar trabalhando para aparar algumas arestas e estar na melhor condição possível para a prova no México. Toda a equipe tem feito um trabalho incrível e eu agradeço a todos por isso. A primeira corrida está logo aí, por isso precisamos fazer uma bela pausa para o Natal e recarregar nossas baterias para estarmos prontos para a nova temporada".

A Equipe Nissan de Fórmula E estará de volta à pista na Cidade do México, com a corrida de abertura da temporada 2022/2023 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, que totalizará 16 rodadas. A primeira prova acontece no icônico Autódromo Hermanos Rodriguez, no dia 14 de janeiro de 2023.

Comentários dos Pilotos

Norman Nato

"Tínhamos muita coisa para nos acostumarmos com a nova tecnologia nesta semana, mas é para isso que servem os testes, então partimos com tudo para saber mais sobre o nosso carro. Foi fantástico trabalhar junto com toda a equipe pela primeira vez e nós demonstramos um bom potencial, principalmente na quinta-feira, quando lideramos as tabelas de tempos. Ainda temos muita coisa para melhorar, mas isso já era esperado, então vai ser importante fazer um bom debriefing e chegar fortes na Cidade do México. Agradeço ao grande trabalho feito pela equipe, que se superou várias vezes nas últimas semanas. Agora quero mesmo é ter um tempo para me desligar, descansar e ter a certeza de que estarei totalmente pronto para o início da temporada".

Sacha Fenestraz

"Este teste foi muito bom, além de ser importante para mim como novato. Tivemos alguns contratempos – nada sério – e eu pude aprender bastante. Este estilo de pilotagem é bem diferente, por isso vai levar certo tempo para eu me acostumar, mas me senti bem no carro e fiz alguns bons tempos de volta. Um dos principais pontos para mim foi aprender os limites do carro, pois é muito fácil ir além. Trabalhei bem junto com a equipe e agora estou bastante animado para começar a competir; fizemos muitos testes, então já estou até impaciente para chegar ao México! Acho que temos um bom carro e não vejo a hora de começar a temporada".

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição pela Nissan da escuderia e.dams em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, Norman Nato e Sacha Fenestraz serão os pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E.

Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E incentiva a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

 

Contatos

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR
Ana Genaro Coordenadora de Comunicação Corporativa

Ana Genaro
Coordenadora de Comunicação Corporativa
ana.genaro@nissan.com.br

Mila Poli Gerente Sênior de Comunicação Corporativa

Mila Poli
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
mila.poli@nissan.com.br

Emitido pela Nissan