YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E apresenta os pilotos Victor Martins, atual campeão da FIA de Fórmula 3, e Luca Ghiotto, que já venceu várias corridas na Fórmula 2, no Teste de Novatos (Rookie Test) que acontece este mês na atual temporada do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, em Berlim.

Além de participar dos testes realizados no Circuito Urbano do Aeroporto de Tempelhof, na capital da Alemanha, Ghiotto – que foi vice-campeão da Fórmula GP3 – foi confirmado como piloto de simulador da escuderia. O italiano, de 28 anos, já está trabalhando no simulador da equipe desde o início da atual temporada da Fórmula E. O piloto possuí um sólido currículo no automobilismo que inclui seis vitórias na Fórmula 2.

Victor Martins é membro da Alpine Academy – o programa de jovens talentos da escuderia BWT Alpine F1 Team. O francês já conquistou dois pódios e uma pole position nas três primeiras rodadas em sua temporada de estreia na Fórmula 2. O piloto de 21 anos impressionou durante sua carreira júnior, conquistando o título da Fórmula Renault Eurocup em 2020, tendo posteriormente evoluído para a Fórmula 3, onde conquistou a coroa do campeonato de 2022.

O Teste de Novatos da Fórmula E acontece em Berlim, em 24 de abril.

Tommaso Volpe, diretor geral e diretor da Equipe Nissan de Fórmula E:
“É com grande satisfação que recebemos o Luca em nossa equipe. Ele já está trabalhando no simulador desde o início desta temporada, portanto faz todo sentido oferecer a ele uma oportunidade no carro. Este teste vai ser de grande valia para a equipe, além de beneficiar o Luca no simulador, proporcionando a ele muita experiência para nos ajudar no desenvolvimento da nossa performance. Já o Victor é um jovem piloto que tem um grande potencial, então é um prazer podermos aproveitar nossas relações com a Alpine Academy e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O campeonato só tem a ganhar atraindo estrelas promissoras como ele, que neste ano está estreando na Fórmula 2 e apresentando um forte ritmo. Portanto, naturalmente optamos por oferecer a ele uma oportunidade de pilotar nosso monoposto Nissan e-4ORCE 04.”

Luca Ghiotto:
“É muito bacana fazer parte da Equipe Nissan de Fórmula E, em um campeonato tão incrível como esse. A Nissan é uma marca muito forte e isso dá um toque ainda mais especial a esta oportunidade. Não vejo a hora de sentir um carro de Fórmula E na vida real, pela primeira vez. O meu trabalho como piloto de simulador é ajudar a equipe a testar diferentes configurações e programas, já que na Fórmula E o tempo dedicado a isso na pista é bastante limitado, o que significa que nossos dados do simulador podem ser realmente importantes durante os fins de semana de corrida. O Teste de Novatos vai definitivamente me ajudar em meu trabalho, pois terei uma referência e melhor compreensão sobre como são os carros reais. Além de ser uma oportunidade incrível para mim, também vai me ajudar da próxima vez em que eu pilotar no mundo virtual. O traçado de Berlim parece ser bem bacana. Eu já pilotei neste circuito no simulador e estou ansioso para estar lá e sentir tudo isso pessoalmente”.

Victor Martins:
“Para mim, é uma grande honra ter sido escolhido para fazer parte do Teste de Novatos com a Equipe Nissan de Fórmula E. A escuderia tem uma relação muito próxima com a Alpine Academy, da qual faço parte, então é uma oportunidade incrível que estou tendo para experimentar um carro de Fórmula E pela primeira vez. Eu já estive no simulador e achei bem interessante. Tenho muito que aprender, pois terei que utilizar um estilo diferente ao volante. Esta é uma grande oportunidade para continuar ampliando minhas competências técnicas em diferentes carros e estou ansioso para começar o teste. Pretendo aproveitar muito o teste e aprender o máximo possível com a equipe enquanto estiver na pista”.

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Norman Nato e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Emitido pela Nissan