YOKOHAMA, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou nomeações na alta direção da empresa, em meio às preparações para implementar seu próximo plano de médio prazo no ano fiscal que iniciará em breve (1º de abril de 2024). Estas nomeações têm o objetivo de acelerar as estratégias de eletrificação da empresa e lançamento de novos produtos no mercado, além de assegurar o crescimento sustentável da companhia em longo prazo.

A composição diversa do time de liderança terá um papel crucial no suporte à transformação cultural da empresa, enfatizando a flexibilidade, tomada rápida de decisão e adaptabilidade, permitindo que a Nissan responda de forma efetiva às demandas do mercado e mudanças nas tendências.

Além disso, a denominação do cargo de cada membro do Comitê Executivo vai empoderar a alta direção da empresa, racionalizando suas respectivas áreas de responsabilidade e alavancando inovações com foco no cliente.

As seguintes mudanças na alta direção da empresa passam a valer em 1º de abril de 2024, exceto nos casos especificados de outra forma.

Comitê Executivo

Asako Hoshino, vice-presidente executiva e Presidente do Comitê de Direção da região Japão-ASEAN, à frente das áreas Brand Champion, Marketing Global e Vendas/ Experiência do Cliente/Pós-Venda, Serviços Veiculares Conectados, marca INFINITI Global, Comitê de Direção da região Japão-ASEAN, será nomeada Chief Brand & Customer Officer (CBCO, Diretora Mundial da Marca & do Cliente) e Presidente do Comitê de Direção da região Japão–ASEAN, mantendo suas áreas de responsabilidade atuais.

Guillaume Cartier, Vice-Presidente Sênior, Presidente do Comitê de Direção da região AMIEO (África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania); Jérémie Papin, Vice-Presidente Sênior, Presidente do Comitê de Direção da região Américas e Shohei Yamazaki, Vice-Presidente Sênior, Presidente do Comitê de Direção da China manterão suas funções de Presidentes de Comitês de Direção, sem alterações em suas áreas de responsabilidade.

Ivan Espinosa, Vice-Presidente Sênior Global de Planejamento de Produto & Gestão de Programas, Unidade de Negócios de Automobilismo Esportivo, será nomeado Chief Planning Officer (CPLO, Diretor Mundial de Planejamento) e terá seu escopo de atuação ampliado para incluir Inteligência de Marketing Corporativa.

Kunio Nakaguro, Vice-Presidente Executivo de P&D, assumirá a função de Chief Technology Officer (CTO, Diretor Mundial de Tecnologia) e manterá suas áreas de responsabilidade atuais.

Hideyuki Sakamoto, Vice-Presidente Executivo, Manufatura e Gestão da Cadeia de Suprimentos & Compras, será Chief Monozukuri Officer (CMZO, Diretor Mundial de Monozukuri) e terá seu escopo de atuação ampliado para incluir Empresas Afiliadas.

Mitsuro Antoku, Vice-Presidente Corporativo da Divisão de Desenvolvimento de Produto Nº 3 e Presidente e CEO da NMKV Co., Ltd, passará a ser membro do Comitê Executivo e Chief Quality Officer (CQO, Diretor Mundial de Qualidade), responsável pela área de Satisfação Total do Cliente e Atributos de Valor para o Cliente (CVAs). Sucessor do presidente e CEO da NMKV, ele será nomeado na assembleia dos acionistas da NMKV. Noboru Tateishi, Vice-Presidente Sênior, atualmente Chief Quality Officer (CQO, Diretor Mundial de Qualidade), Satisfação Total do Cliente e Atributos de Valor para o Cliente (CVAs) vai se aposentar a partir em 31 de março de 2024.

Stephen Ma, Chief Financial Officer (CFO, Diretor Mundial de Finanças), manterá sua função e vai continuar no comando das áreas de Finanças, Controle, Fusões & Aquisições, Impostos & Aduana, Relações com Investidores, Sistemas de Informação & TI Global, bem como Performance & Operações de Parcerias.

Hideaki Watanabe, Vice-Presidente Sênior, Estratégia Corporativa, Novas Mobilidades, Governança Corporativa, Gestão Institucional, Escritório do Conselho de Administração, será nomeado Chief Strategy & Corporate Affairs Officer (CSAO, Diretor Mundial de Assuntos Corporativos & Estratégia), tendo seu escopo de atuação ampliado para incluir Desenvolvimento de Negócios, Sustentabilidade, Assuntos Externos, Desenvolvimento Corporativo de Parcerias, Digital Business Infrastructure Operations (DBIO, Operações de Infraestrutura Digital do Negócio). Joji Tagawa, atualmente Vice-Presidente Sênior, Chief Sustainability Officer (Diretor Mundial de Sustentabilidade), Compliance, Serviços Corporativos, Gestão de Crise e Segurança, Sustentabilidade, Assuntos Externos e Propriedade Intelectual / Desenvolvimento de Negócios com Foco no Cliente se reportará a Watanabe.

Toru Ihara, Vice-Presidente Sênior, Chief HR Officer, Global HR terá a denominação de Chief HR Officer (CHRO, Diretor Mundial de RH) e manterá suas áreas atuais de responsabilidade, tendo a área de Compliance incluída em seu escopo de atividade.

Funções Corporativas Globais

<China>

Isao Sekiguchi, atualmente presidente da região ASEAN, será promovido a Vice-Presidente Corporativo, diretor geral da Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Company (DFN). Sekiguchi se reportará a Yamazaki.

<Pesquisa & Desenvolvimento>

Kazuyuki Yamaguchi, atualmente Vice-Presidente Corporativo de Desenvolvimento de Produto Nº 2, passará a ser Vice-Presidente Corporativo de Desenvolvimento de Produto Nº 1. Yamaguchi vai continuar se reportando a Nakaguro.

Tatsuzo Tomita, atualmente Diretor Mundial de Engenharia de Segmentos de Veículos (CVE), Divisão de Desenvolvimento de Produto Nº 2, será promovido a Vice-Presidente Corporativo de Desenvolvimento de Produto Nº 2. Tomita se reportará a Nakaguro.

Kinichi Tanuma, atualmente Vice-Presidente Corporativo de Desenvolvimento de Produto Nº 1 / Nº 4, terá alterações em sua área de responsabilidade para Desenvolvimento de Produto Nº 3 / Nº 4. Tanuma vai continuar se reportando a Nakaguro.

Tetsuo Sasaki, atualmente Vice-Presidente de Engenharia de Serviços e Conectividade Veicular, será promovido a Membro do Corpo Diretivo (Fellow), Eletrônica, Mecatrônica e Sistemas Eletrificados. Sasaki se reportará a Nakaguro.

Shunichi Inamijima, atualmente Vice-Presidente, Engenharia de Veículos Elétricos & Motorizações, será promovido a Vice-Presidente Corporativo, Engenharia de Veículos Elétricos & Motorizações. Inamijima vai continuar se reportando a Toshihiro Hirai, Vice-Presidente Sênior.

<Funções Corporativas>

Takahiko Ikushima, atualmente Vice-Presidente Corporativo de Controladoria Global, Controle da Performance das Regiões, será promovido Vice-Presidente Sênior e manterá suas áreas atuais de responsabilidade. Ikushima vai continuar se reportando a Ma.

Yutaka Sanada, atualmente Vice-Presidente Corporativo de Estratégia Corporativa, terá sua área de atuação ampliada para incluir Desenvolvimento de Negócios e vai continuar se reportando a Watanabe.

Lavanya Wadgaonkar, atualmente Vice-Presidente Global de Comunicação será promovida a Vice-Presidente Corporativa Global de Comunicação. Wadgaonkar se reportará a Makoto Uchida, presidente e chief executive officer (CEO).

Sadayuki Hamaguchi, atualmente Vice-Presidente Corporativo Global de Comunicação, será nomeado Membro do Corpo Diretivo (Fellow) de Assuntos Corporativos. Hamaguchi vai continuar se reportando a Uchida.

Masashi Matsuyama, atualmente Vice-Presidente, Escritório de Estratégica Operacional (Operational Strategic Office, OSO), e presidente da Nissan China Investment Co., Ltd. (NCIC), passará a ser Vice-Presidente de Estratégia & Atribuições Especiais para a China, mantendo sua função de presidente da NCIC. Para sua função de Estratégia para a China, Matsuyama se reportará a Sanada, enquanto que para a sua função na NCIC ele se reportará a Yamazaki.

<Manufatura>

Mineyuki Saotome, atualmente Vice-Presidente Sênior e de Monozukuri da região ASEAN, será promovido a Vice-Presidente responsável pela Planta de Tochigi. Saotome se reportará a Yasuhiko Obata, Vice-Presidente Sênior.

Toshio Takehara, atualmente Diretor Geral de Promoção dos Métodos de Produção da Aliança (APW), será promovido a Vice-Presidente responsável pela Planta de Oppama. Takehara se reportará a Obata.

Eiji Iguchi, atualmente Diretor Geral de Planejamento de Motorizações, será promovido a Vice-Presidente responsável pela Planta de Yokohama. Iguchi se reportará a Obata. Tamiyo Wada, atualmente Vice-Presidente responsável pela Planta de Yokohama, assumirá uma posição de liderança no grupo Nissan.

Aposentadorias

Shunichi Toyomasu, atualmente Membro do Corpo Diretivo (Fellow) de P&D, vai se aposentar em 31 de março de 2024.

Michael Colleran, atualmente Vice-Presidente Corporativo de Marketing e Vendas da América do Norte, vai se aposentar em 31 de março de 2024.

Eiji Kikuchi, atualmente Vice-Presidente responsável pela Planta de Tochigi, vai se aposentar a partir de 31 de março de 2024.

Takuji Hisamatsu, atualmente Vice-Presidente responsável pela Planta de Oppama, vai se aposentar em 31 de março de 2024.

Emitido pela Nissan