YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E se prepara para a Rodada 4 da Temporada 2023/24 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. A categoria desembarca na América do Sul, para a segunda edição do e-Prix de São Paulo.

A equipe quer crescer com base no rendimento positivo demonstrado na última prova, realizada em Diriyah, quando o piloto Oliver Rowland conquistou a pole position e o terceiro lugar na Rodada 3, enquanto que seu companheiro de equipe Sacha Fenestraz garantiu uma forte pontuação, terminando em sexto. Depois de uma pausa de sete semanas, os dois pilotos puderam refletir sobre as corridas de abertura da Temporada 10, tendo trabalhado em conjunto com a equipe nas preparações para a etapa de São Paulo.

Nesta cidade obcecada pelos esportes a motor, a corrida deste fim de semana acontece no bairro de Santana, cuja principal reta está localizada no Sambódromo do Anhembi, palco do já famoso Carnaval de São Paulo. A pista de 2,93 km apresenta 11 curvas, com três longas retas que culminam em zonas de fortes frenagens nas Curvas 1, 4 e 7, oferecendo aos pilotos grandes oportunidades de ultrapassagem.

A Nissan conta com uma forte presença no Brasil, tendo inaugurado uma planta de produção no Complexo Industrial de Resende (estado do Rio de Janeiro) em 2014. A Nissan recentemente anunciou um pacote de investimentos da ordem de R$ 2,8 bilhões, equivalente a US$ 560 milhões, para munir a planta de equipamentos para produzir dois novos SUVs e montar um motor turbo avançado no mesmo complexo industrial. O pacote de investimentos se estende de 2023 a 2025 e faz parte da estratégia para atingir as metas definidas na visão Nissan Ambition 2030

A ação na pista já começa na sexta-feira, às 16h25, no horário de Brasília. No sábado, as qualificações começam as 9h40 e a largada da corrida acontece às 14h.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan Fórmula E:

"Fez toda a diferença conseguir acumular bons pontos em Diriyah logo no início da temporada, para que possamos nos manter alinhados com as metas que definimos. O timing foi perfeito e nos ajudou a entrar na pausa com um mindset positivo, para continuar a trabalhar nos aprimoramentos. Conseguimos ajustar alguns fatores que não maximizamos anteriormente e pudemos trabalhar nosso desenvolvimento como equipe. A pista de São Paulo é bem irregular e provavelmente vai fazer calor, então teremos que gerenciar a forma como estas condições vão afetar nosso desempenho. No geral, voltaremos confiantes, mas cautelosos à pista, preparados para continuar trabalhando duro e enfrentar todos os desafios que teremos pela frente".

Sacha Fenestraz, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Esta é uma grande corrida para mim, pois é a prova mais próxima da minha casa, na Argentina, então estou bem animado para competir em São Paulo. Temos trabalhado duro nos bastidores desde Diriyah, tivemos uma longa pausa, mas estamos prontos para partir para o ataque nos próximos meses, que serão bem intensos. Esta corrida será traiçoeira em termos de gestão da energia, então precisaremos ser espertos em nossa estratégia. A Curva 1 será a mais favorável às ultrapassagens, mas a Curva 4 também será importante. O traçado da pista é propício a uma boa corrida, então não vejo a hora de dar a largada"!

Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"A equipe está se sentindo positiva após a pole e o pódio na última prova em Diriyah. Conseguir apresentar um bom rendimento tanto no ritmo de uma volta como na configuração de corrida é um bom sinal para nós. Este fim de semana terá apenas uma prova, então precisamos dar nosso melhor logo de cara, pois não teremos um segundo dia para apresentar melhorias. O cone de aspiração será importante para a gestão da energia, então precisamos ser estrategicamente impecáveis e executar nosso plano da melhor forma possível."

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Saiba mais

Global.NissanNews.com/FormulaEPressKitAbre em uma nova guia.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

# # #

Contatos

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR
Alexandre Carvalho, Coordenador de Comunicação de Produto

Alexandre Carvalho
Coordenador de Comunicação de Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Mila Poli, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa

Mila Poli
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
+55 21 96960-3131
mila.poli@nissan.com.br

Emitido pela Nissan