YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E está preparada para a primeira rodada dupla do Campeonato Mundial ABB da FIA de Fórmula E, temporada 2023/2024, e tem como meta pontuar sob os holofotes em Diriyah, na Arábia Saudita.

Depois de uma forte recuperação na Cidade do México, onde Oliver Rowland subiu nove posições e terminou incrivelmente próximo de pontuar, o piloto da Nissan e seu companheiro de equipe Sacha Fenestraz estão determinados a potencializar o ritmo do Nissan e-4ORCE 04 e conquistar posições no 'top 10' na Arábia Saudita.

A única corrida noturna do calendário da Fórmula E acontece no E-Prix de Diriyah, que está entre as provas mais queridas do campeonato. O circuito de rua oferece uma experiência ao mesmo tempo exigente e emocionante. A descida de alta velocidade entre as Curvas 6-14 exige o máximo de concentração e o alto desgaste dos pneus faz com que os pilotos tenham que calcular com todo cuidado o quanto vão exigir dos carros. Além disso, há uma grande chance de acidentes e da atuação dos Carros de Segurança, obrigando os competidores a buscarem um equilíbrio entre risco e cautela para atingirem seus objetivos.

A ação começa na pista na próxima quinta-feira, 25 de janeiro, com a primeira sessão de treinos livres. Na sexta-feira, acontece a 2ª Rodada do Campeonato, com as qualificações a partir de 9h20 (horário de Brasília) e corrida às 14h (horário de Brasília). Esses horários se repetem na 3ª Rodada, no sábado, 27 de janeiro.

A Nissan tem um forte vínculo com a Arábia Saudita que remonta a 1957, quando os primeiros veículos da Nissan foram entregues no país. Petromin Nissan é o distribuidor oficial autorizado no Reino desde 2016, representando uma parte importante deste legado, com amplas operações que incluem 18 showrooms e 16 centros distribuição espalhados pelo país. As duas marcas querem aprofundar sua parceria no E-Prix de Diriyah, pois a Petromin Nissan será mais uma vez o parceiro oficial de inovação da equipe para o evento. Trabalhando juntas, as duas marcas vão demonstrar o compromisso com a inovação e a atenção ao cliente que ambas compartilham.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da equipe Nissan de Fórmula E:

"Vimos sinais encorajadores no México, apesar de o resultado não ter sido o que esperávamos. O Oliver e o Sacha trabalharam bem em equipe, mostrando que temos uma forte dupla de pilotos para crescer na temporada. Sabemos que temos um carro forte e nossa meta para Diriyah é resolver quaisquer problemas e garantir uma operação tranquila. Esta rodada dupla apresenta duas oportunidades para pontuar, por isso nosso foco será aprender o máximo possível desde a corrida da sexta-feira para nos ajudar no sábado, para aperfeiçoarmos nossa configuração em uma pista que exige tanto agilidade como alta velocidade. Estamos bastante animados para trabalhar em parceria com a Petromin Nissan em mais uma visita do campeonato à Arábia Saudita. Eles são um grande parceiro em um dos mercados mais importantes da Nissan, então estamos ansiosos para compartilhar a emoção da Fórmula E com seus clientes durante o evento".

Sacha Fenestraz, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E:

"Diriyah é uma das minhas pistas favoritas no calendário da Fórmula E. São curvas cegas com pouca margem para erro bem bacanas de pilotar, então eu tenho boas memórias dessa pista pois foi nela em que marquei meus primeiríssimos pontos na Fórmula E. É verdade que o resultado final no México não era o que esperávamos, mas mostramos um bom ritmo nas qualificações, por isso nossa preparação se concentrou em levar esta velocidade para a corrida. Naturalmente as provas duplas são sempre intensas e cansativas, mas se conseguirmos trabalhar juntos para termos consistência nas duas corridas tenho certeza que poderemos terminar com um belo saldo de pontos".

Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E:

"A primeira prova no México foi uma questão de experiência, então terminamos com vários pontos positivos depois de nosso retorno à competição. Vamos buscar manter aquele rendimento, atacando com a mesma estratégia descontraída. Diriyah é uma pista difícil de ultrapassar, precisamos maximizar nossa performance nas qualificações. Os treinos livres serão importantes para buscarmos uma posição confortável para o restante do fim de semana. É legal correr à noite, é a única oportunidade da temporada e sempre é um show incrível para os fãs. Não vejo a hora de estar na pista"!

Saiba mais

Global.NissanNews.com/FormulaEPressKitOpens in a new tab.

Se quiser participar do grupo oficial de WhatsApp da Equipe Nissan de Fórmula E e receber atualizações sobre a equipe, clique aquiOpens in a new tab. .

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Emitido pela Nissan