YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E vai correr em casa no primeiríssimo E-Prix de Tóquio. O evento acontece neste final de semana nas ruas de Tóquio, em um circuito não muito distante da matriz global da empresa.

O evento marca a Rodada 5 da Temporada 2023/2024 do Campeonato Mundial ABB da FIA de Fórmula E. A escuderia segue forte depois da excelente ultrapassagem dupla de Oliver Rowland na última curva da última volta da prova de São Paulo, fazendo com que o piloto britânico completasse dois pódios consecutivos. Seu companheiro de equipe Sacha Fenestraz não teve tanta sorte e ficou de fora dos pontos no Brasil, mas volta para um cenário que lhe é familiar em Tóquio, já que o piloto franco-argentino correu no Japão de 2019 a 2022.

A Equipe Nissan de Fórmula E vai marcar a ocasião com vários eventos e atividades especiais. Os dois carros Nissan e-4ORCE 04 vão exibir um visual exclusivo para a ocasião, destacando mais do que nunca o DNA japonês da escuderia. Acompanhados dos fãs e convidados, os 3 mil colaboradores da Nissan vão ocupar oito arquibancadas exclusivas da Nissan ao redor da pista. Além disso, vários carros da Nissan vão para a pista no dia da corrida, em uma demonstração cheia de ação de 30 minutos de um carro de geração 2 (Gen2) da Equipe Nissan de Fórmula E, o protótipo Nissan LEAF NISMO RC e o novo Nissan ARIYA.

A corrida inaugural da Fórmula E no Japão vai ser realizada em um circuito de rua de 2,582 km em torno do Centro de Exposições Internacional de Tóquio, conhecido como Tokyo Big Sight. Com 18 voltas, a pista inclui um primeiro setor traiçoeiro, com muitas curvas lentas seguidas de três retas notáveis, combinando todos os elementos para uma prova incrível e desafiadora, com maiores possibilidades de ultrapassagens nas Curvas 10, 15 e 17.

A ação começa na sexta-feira, dia 29 de março, com os Treinos Livres a partir de 4h25 da madrugada (horário de Brasília). No sábado, 30 de março, as qualificações começam às 22h20 e a corrida tem largada programada para as 3h da madrugada do domingo, dia 31 de março.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:

"Os dois últimos fins de semana de corrida foram bem positivos para a equipe. Poder subir no pódio tanto em Diriyah como em São Paulo nos deixa confiantes e sabemos que temos ritmo para sermos competitivos. Enfrentar nossa primeira corrida em casa tendo estas performances na conta é excelente para o moral da equipe e não poderíamos estar mais animados para competir em Tóquio pela primeira vez. A corrida vai acontecer em um local bem próximo da nossa matriz global, então todos na Nissan estão ansiosos para torcer por nós nesta prova. O Campeonato Mundial de Fórmula E tem uma importância-chave em nossa estratégia de eletrificação, por isso é incrível finalmente poder correr em casa diante da nossa plateia. Estamos há muito tempo sonhando com um E-Prix no Japão e agora estamos muito animados com ele desde que a categoria confirmou esta etapa no país! Queremos ter certeza que vai ser uma ocasião especial para toda a equipe, nossos colaboradores e fãs, por isso vamos ter muitos eventos especiais acontecendo, com demonstrações de carros na pista, nossas arquibancadas Nissan e, logicamente, um visual exclusivo para a corrida. Ele foi criado com paixão e entusiasmo para celebrar este evento especial mesmo durante a prova. Estamos ansiosos para revelar este novo visual e esperamos que todos gostem tanto dele como nós"!

Sacha Fenestraz, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"É claro que estou extremamente empolgado; construí parte da minha carreira no Japão, então estar de volta será emocionante e eu não vejo a hora de começar a corrida. Sei como os fãs japoneses têm uma paixão incrível, então isso tornará tudo mais especial. É a primeira vez da equipe e da Fórmula E no Japão, por isso estamos ansiosos para contar com toda essa torcida fantástica nas arquibancadas. Para mim será quase como correr em casa, a pista parece bem interessante, então estou bem animado para a largada"!

Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"É muito bacana ter conquistado mais um pódio em São Paulo. Quero manter esta forma positiva agora que a equipe vai correr em casa, na próxima semana. Estou totalmente animado para correr no Japão; já estive lá algumas vezes com o kart e, pela nossa experiência com o Nismo Festival, a acolhida que temos por parte dos fãs é incomparável, então estou mesmo bem ansioso para estar na pista. Este é o tipo de pressão positiva e quando você tem esse tipo de torcida você acaba tendo mais energia para se concentrar no desafio. Precisamos gerenciar isso de forma equilibrada, não exagerar na animação, mas também não ficar muito nervosos. Vai ser uma grande corrida para a equipe e não vejo a hora de estar lá, vivenciando essa atmosfera"!

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

# # #

Contatos

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR
Alexandre Carvalho, Coordenador de Comunicação de Produto

Alexandre Carvalho
Coordenador de Comunicação de Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Mila Poli, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa

Mila Poli
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
+55 21 96960-3131
mila.poli@nissan.com.br

Emitido pela Nissan