Valência, Espanha – A Equipe Nissan Formula E completou os testes de pré-temporada no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, enquanto continua preparando-se para o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA 2023/24.

Os pilotos oficiais Sacha Fenestraz e Oliver Rowland, que retorna à equipe, tiveram os primeiros contatos com o carro, enquanto o piloto de simulador e desenvolvimento Luca Ghiotto e o membro da Alpine Academy Victor Martins também tiveram um valioso tempo de pista.

Ghiotto e Martins estabeleceram a base da semana, registrando diversas voltas e auxiliando a equipe na conclusão dos respectivos programas com sucesso.

Após um atraso nos procedimentos devido a um incidente na terça-feira depois da primeira sessão, os treinos foram retomados na tarde de quinta-feira com Rowland e Fenestraz conduzindo nos carros Nissan e-4ORCE números #22 e #23, respectivamente. Trabalhando na afinação dos veículos e nos programas de longo prazo, ambos conseguiram estabelecer tempos de volta encorajadores, com Rowland terminando o dia em sétimo na classificação geral.

Na sexta-feira, para compensar o tempo perdido, as equipes e os pilotos de todas as equipes tiveram uma longa sessão extra, com o piloto britânico Rowland terminando mais uma vez entre os 10 primeiros melhores tempos. Enquanto isso, o franco-argentino Fenestraz completou 122 voltas e fez alguns progressos no gerenciamento de energia enquanto se prepara para iniciar seu segundo ano com a equipe.

A 10ª temporada começa na Cidade do México, em 13 de janeiro de 2024. O primeiro E-Prix do Japão está marcado para Tóquio, em 30 de março de 2024.

Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe de equipe: "Foi uma boa semana de testes, procuramos melhorar o carro, trabalhar na afinação dele e em alguns outros fatores, por isso estamos muito felizes com o que conquistamos. A semana começou bem com Luca e Victor. Foi ótimo ter dois pilotos que conhecem a equipe. Eles usaram o tempo de pista de forma inteligente, adaptando-se para voltar ao carro antes de completar o resto do seus respectivos programas, mostrando um ritmo sólido e fazendo tudo o que a equipe lhes pedia."

"O Oliver mostrou rapidamente porque o trouxemos de volta. Entrou imediatamente no ritmo e continuou a se adaptar bem à equipe. Ele tinha uma boa sensação com o carro e era como se nunca tivesse estado ausente! Trabalhou muito bem no gerenciamento de energia, o que o ajudará a traduzir seu ritmo natural em mais resultados nesta temporada. No geral, foi uma boa semana para nós, sentimo-nos fortes e em uma posição melhor em comparação até o ano passado. Estamos ansiosos para chegar à Cidade do México. É um ótimo lugar para começar o ano, então pretendemos começar a campanha positivamente."

Oliver Rowland: "Foi um bom teste, passamos os dois dias entre os dez primeiros, então foi um bom começo. Com o cronograma de testes rigorosos, tentamos configurações que não eram específicas de Valência, mas conseguimos o que queríamos. Fiquei confortável com a equipe e espero que possamos desenvolver isso antes da Cidade do México. O carro é forte, encontramos o ritmo e estou otimista para a primeira corrida da temporada".

Sacha Fenestraz: "Os testes correram bem, foi ótimo estar de volta à pista. Senti muita falta de dirigir o carro, de tentar fazer a volta perfeita e isso me deixa ainda mais ansioso pela Cidade do México. Tentando aprender o máximo possível antes do início da nova temporada. Foi bom poder comparar-me com Oli e o resto do pelotão, embora Valência seja uma pista muito diferente da que enfrentaremos na Cidade do México."

Luca Ghiotto: "Foi a minha terceira vez no Nissan e-4ORCE 04 e a mais divertida até agora. Foi ótimo estar na pista com os pilotos oficiais para avaliar o meu desempenho em relação ao deles. O nosso ritmo foi positivo, especialmente tendo em conta que já se passaram vários meses desde minha última participação. Testamos vários aspectos do carro, completamos nosso plano e fizemos muitas voltas. A experiência também continuará a me ajudar em meu papel no simulador, que fornecerá mais informações para fazer o carro real tornar-se mais preciso na realidade. Eu me diverti muito no carro e estou ansioso para implementar o que aprendi na fábrica."

Victor Martins: "Tudo correu bem na manhã de terça-feira, sem erros ou problemas e com bastante tempo na pista. Recuperei o ritmo nas fases iniciais, pois já fazia muito tempo que não conduzia o carro, mas, assim que me familiarizei nuevamente, tivemos uma sessão sólida. Concluímos nosso programa e realizamos tudo o que queríamos fazer, e estou muito feliz por ter ajudado a equipe e fornecido comentários úteis. Também foi bom para mim estar na pista com os pilotos. Deu-me uma grande oportunidade de me comparar a eles. Estou muito feliz com o ritmo que tivemos e aproveitei meu tempo!"

Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

# # #

Contatos

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR
Alexandre Carvalho, Coordenador de Comunicação de Produto

Alexandre Carvalho
Coordenador de Comunicação de Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Mila Poli, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa

Mila Poli
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
+55 21 96960-3131
mila.poli@nissan.com.br

Emitido pela Nissan