São Paulo, Brasil – A equipe Nissan de Fórmula E garantiu seu segundo pódio consecutivo na edição 2023/2024 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, com Oliver Rowland conquistando o terceiro lugar no emocionante E-Prix de São Paulo.

Depois de uma sessão de qualificação apertada que culminou com Rowland e seu companheiro de equipe Sacha Fenestraz largando respectivamente em 11º e 14º no grid, a dupla mostrou um sólido ritmo de corrida na segunda visita da Fórmula E ao Brasil.

Os dois pilotos conseguiram se manter longe dos problemas durante a prova. Rowland fez avanços consistentes, subindo para a sétima posição nos últimos minutos de prova. Logo em seguida, o piloto britânico realizou duas belas manobras e subiu para o quinto lugar. Mas a cereja do bolo aconteceu com a dupla ultrapassagem que garantiu um lugar no pódio na última curva, permitindo que ele cruzasse a linha de chegada em terceiro.

Enquanto isso, o franco-argentino Fenestraz travou uma árdua batalha em um pelotão bastante fechado, subindo várias posições depois de uma largada difícil, mas teve falta de sorte e não conseguiu pontuar, terminando em 11º.

A próxima prova da Fórmula E assume um grande significado para a equipe Nissan de Fórmula E, com o primeiríssimo E-Prix de Tóquio, que acontece no dia 30 de março.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da equipe Nissan de Fórmula E:

"Foi quase como começar a temporada novamente, depois de uma pausa tão longa entre corridas! As qualificações foram um pouco frustrantes e nós não conseguimos chegar à fase de Duelos. A estratégia de corrida foi focada na melhor recuperação possível e em pontuar, mas também sabíamos que o calor dificultaria as coisas para os carros, então tivemos que ser cuidadosos. O Oli realizou uma jornada incrível até o pódio, nosso segundo em duas corridas consecutivas. Ele calculou seu último esforço de forma perfeita e até conseguiu ultrapassar dois carros na última curva da corrida, com uma manobra incrível. O Sacha teve uma corrida mais difícil em meio ao pelotão, mas conseguiu subir várias posições e teve falta de sorte ficando a apenas uma posição fora dos pontos. A corrida também marcou a primeira vitória para o carro Nissan e-4ORCE 04, com a Equipe NEOM McLaren de Fórmula E, portanto a Nissan teve dois pódios como construtor. Estamos trabalhando muito para realizar progressos e o resultado de hoje comprova que estamos fazendo boas coisas. Agora, estamos ansiosos para o novíssimo E-Prix de Tóquio, que vai ser muito bacana para a equipe. Queremos continuar nossa excelente forma por lá também".

Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Essa corrida foi uma loucura, com muita coisa para gerenciar em termos de temperatura. Fizemos um bom trabalho no quesito estratégia, nos mantivemos pacientes e estou muito feliz por conquistar nosso segundo pódio nesta temporada. Fizemos um bom trabalho subindo para o sétimo lugar logo no início, o carro estava incrível e eu consegui acelerar muito nas curvas. Na última volta, eu vi os dois pilotos na frente brigando muito; isso permitiu que eu recuperasse e partisse para a briga na última curva, conquistando a posição valendo um pódio bem na hora de cruzar a linha de chegada – foi incrível! Agora nosso foco é Tóquio, onde vamos correr em casa. Vamos ter como objetivo ter um resultado semelhante na presença dos fãs japoneses".

Sacha Fenestraz, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Foi uma das melhores provas que eu participei em termos de gestão da corrida e de energia, apesar de ser uma pena não ter conseguido pontuar. Fiquei espremido na largada e perdi algumas posições. Se não fosse por isso, com certeza teria sido possível terminar no top 10. Agora a experiência está fazendo toda a diferença na Fórmula E, os caras que estão chegando na frente já têm uma experiência de vários anos na categoria, então preciso analisar o que eles fazem diferente e trabalhar nisso nas próximas corridas. O lado positivo é que estamos sendo competitivos, então precisamos continuar batalhando e melhorando. Estou bem animado para Tóquio, por isso esperamos apresentar um resultado melhor em presença dos nossos fãs de lá".

 

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. O brasileiro Caio Collet completa o time esse ano coo piloto reserva.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Saiba mais

Global.NissanNews.com/FormulaEPressKitAbre em uma nova guia.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Contatos

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR
Alexandre Carvalho, Coordenador de Comunicação de Produto

Alexandre Carvalho
Coordenador de Comunicação de Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Mila Poli, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa

Mila Poli
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
+55 21 96960-3131
mila.poli@nissan.com.br

Emitido pela Nissan