DIRIYAH, Arábia Saudita – A Equipe Nissan de Fórmula E abriu sua contagem de pontos na Temporada 10 do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, com uma excelente demonstração que garantiu 26 pontos na Rodada 3 em Diriyah.

Depois de uma sexta-feira frustrante, com o 13º de Oliver Rowland e o abandono de Sacha Fenestraz causado pelos danos sofridos pelo carro, a escuderia voltou em alto estilo na segunda prova da rodada dupla.

O franco-argentino Fenestraz ficou com a melhor posição no Grupo A das Qualificações e Rowland se uniu a ele nos Duelos depois de marcar o melhor tempo no Grupo B. Fenestraz foi eliminado nas quartas de final, mas o britânico Rowland saiu vitorioso em todos os três Duelos, marcando o melhor tempo em cada etapa e acumulando três pontos com a Julius Baer Pole Position.

Durante a corrida de 36 voltas realizada sob os holofotes em Diriyah, Rowland perdeu uma posição na largada, tendo depois caído para terceiro na fase de Modo Ataque. Apesar disso, ele manteve o ritmo dos líderes e manteve a pressão por um segundo lugar nos estágios finais, terminando em terceiro e voltando ao pódio já em seu segundo fim de semana de corrida de volta à equipe.

Fenestraz fez uma forte corrida, brigando muito com os carros ao redor e se unindo ao pelotão de frente nas últimas voltas, acumulando seus primeiros pontos da temporada, em sexto.

A Fórmula E entra agora em uma pausa de sete semanas, voltando para o E-Prix de São Paulo em 16 de março.

Tommaso Volpe,diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:

"A Rodada 3 foi realmente muito boa para a equipe e uma grande recompensa para o nosso trabalho intenso. A corrida de ontem foi frustrante, não tínhamos ritmo para competir, mas voltamos com um carro bem forte para a segunda prova. 26 pontos é um grande retorno e esperamos crescer com base neste resultado nas próximas provas. Os dois pilotos foram fortes nas qualificações, com o Oli na pole e o Sacha na P7, os dois conquistaram boas posições na largada. Na corrida, o Oli não fez a melhor largada e depois da fase de Modo Ataque ele terminou na P3. Ele pressionou bastante os pilotos da frente até o fim, mas conseguiu garantir o pódio de maneira confortável e razoável. O Sacha teve um bom ritmo, conseguiu ganhar e defender uma posição, terminando em sexto. Chegar com os dois carros nos Duelos, assumir a pole position e terminar com o Oli e o Sacha no top 6 demonstra o grande passo que demos como equipe. Agora temos uma pausa até a próxima rodada, então vamos continuar trabalhando para repetir esta performance em São Paulo."

Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Este é um grande resultado para a equipe, que nos deixa bastante confiantes para a temporada que está só começando. Ontem foi decepcionante, mas hoje conseguimos nos recompor e fizemos um trabalho incrível, assumindo a pole. É uma pena que eu não consegui liderar a prova até o fim, tive um pouco de patinagem, mas estamos bem felizes com o pódio. Voltei para a Nissan com o objetivo de vencer, sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas vamos continuar avançando. Mostramos potencial desde o início da temporada e o grande passo que demos hoje é bem importante; vamos continuar crescendo para a prova de São Paulo."

Sacha Fenestraz, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Foi um fim de semana de altos e baixos, ontem foi frustrante em termos de resultados, mas conseguimos trabalhar alguns pontos e demos uma reviravolta em nosso ritmo. Chegamos a uma boa regulagem e isso ficou claro nas qualificações. O Oli apresentou um ritmo fantástico e mereceu totalmente a pole; se não fosse o meu erro nas quartas de final eu acho que teria chegado com ele lá na frente. Eu me senti bem com o carro na corrida; é muito positivo voltar a terminar a prova com sólidos pontos e a equipe ficar com um troféu. Sentimos que estamos prontos para enfrentar o restante da temporada, precisamos avançar ainda mais e assumir uma atitude positiva para as próximas provas. Vamos analisar este fim de semana com a cabeça fresca durante a pausa e trabalhar para conseguir muito mais em São Paulo."

Saiba mais

Global.NissanNews.com/FormulaEPressKitAbre em uma nova aba.

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Emitido pela Nissan