• Compositor alemão Mathias Rehfeldt trabalha em parceria com escuderia japonesa para lançar trilha sonora inspirada nos sons da Fórmula E gerados por inteligência artificial.
  • Serão criadas versões adaptadas da trilha sonora para algumas cidades que vão sediar as maiores corridas desta temporada, para captar a essência, atitudes e singularidade da Fórmula E no mundo
  • Já estão disponíveis a trilha "Tokyo Edition" e a faixa "Misano Edition", relativas às estreias dos dois circuitos no calendário da competição

Yokohama, Japão – Das luzes de neon de Tóquio ao glamour e ostentação de Mônaco, prepare-se para uma experiência com o Campeonato ABB FIA de Fórmula E jamais vivida antes. Como parte de uma parceria exclusiva com a Equipe Nissan de Fórmula E para a temporada 10 (2023/2024), o compositor contemporâneo alemão Mathias Rehfeldt vai inspirar-se na essência da competição 100% elétrica para criar uma série de trilhas sonoras vibrantes sob o tema "Electric Legacy".

Para criar os canções e trilhas perfeitas para os rituais que antecedem as corridas, a Equipe Nissan de Fórmula E e Rehfeldt utilizaram sons das corridas 100% elétricas gerados por inteligência artificial combinados a melodias instrumentais e sintetizadas eletronicamente, em uma mistura engenhosa que resulta em trilhas capazes de captar o espírito do automobilismo esportivo elétrico como jamais foi feito antes.

Também foram inseridos trechos autênticos de comunicações entre os mecânicos no box e os pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E, acrescentando uma camada de realismo. Por ser considerada uma "linguagem universal", a música será um caminho para a Equipe Nissan de Fórmula E atingir públicos novos e ainda mais jovens e, assim, mostrar a emoção, a cultura e as inovações de ponta que estão por trás da Fórmula E – um esporte a motor sustentável cuja popularidade não para de crescer.

"A Fórmula E é uma fantástica fusão de tecnologias de ponta, sustentabilidade e competição eletrizante. Então, dar vida a tudo isso por meio da música está sendo uma experiência incrível. Esta trilha tem o objetivo de conectar diversos públicos e celebrar a atratividade universal da Fórmula E, demonstrando a modernidade dos carros de Fórmula E. Por meio desta trilha, meu intuito foi representar o espírito de pioneirismo da Nissan na mobilidade elétrica e criar uma trilha que remetesse à mesma emoção e sensações que os fãs sentem quando assistem ao campeonato", comentou o compositor Mathias Rehfeldt.

Por meio de uma série de trilhas sonoras, a parceria nesta Temporada 10 vai refletir a natureza global e diversa do calendário da Fórmula E. As trilhas da coleção "Electric Legacy" serão lançadas por meio de adaptações locais em Tóquio, Misano, Mônaco, Berlim, Londres e outras cidades-sede importantes – todas criadas de forma cuidadosa e personalizadas para refletir especificamente as nuances culturais, atitudes dos fãs e o espírito único de cada cidade.

Depois da criação da primeira versão inspirada na cidade-sede do e-Prix de Tóquio (disponível aqui), a trilha foi cuidadosamente transformada uma segunda vez, para criar uma nova variante cativante e individualizada para o e-Prix de Misano (Itália), refletindo toda a atmosfera efervescente da cultura italiana.

"Ela foi feita para quebrar as barreiras convencionais, mesclando música e competição, criando algo que não apenas capta perfeitamente a essência da Fórmula E, mas apresenta a emoção do esporte de novas formas aos públicos mais jovens. Esta categoria é, sem dúvida, o ponto mais alto da engenharia elétrica – é o futuro da mobilidade e uma jornada cheia de possibilidades. O Mathias consegue transmitir de forma perfeita a inovação e a paixão que este esporte representa. Eu não me surpreenderia se o Oliver e o Sacha começassem a usá-la nos rituais que antecedem a corrida em seus preparativos, dando aquela potência a mais para conquistar mais um pódio!", disse Tommaso Volpe, Diretor Geral e Chefe da Equipe Nissan de Fórmula E.

Ao associar a excelência em engenharia e velocidade com as tecnologias modernas da eletrificação dos veículos, a Fórmula E é uma categoria perfeita para a Nissan. Com mais de 90 anos de história na indústria automotiva, 85 anos de legado nos esportes a motor e mais de uma década de expertise em veículos elétricos, a montadora é a única marca japonesa que participa da Fórmula E.

Tendo entrado para a categoria na Temporada 5 (2018/2019), a Nissan percebeu que o esporte atrai os públicos mais jovens, mais engajados e mais preocupados com a sustentabilidade, sendo a plataforma perfeita para mostrar as oportunidades das tecnologias elétricas limpas da atualidade e explorar seus usos nos carros de produção em série de amanhã.

Quer entrar para o clima? Pegue os seus fones de ouvido e sinta como se estivesse no paddock ouvindo a trilha "Misano Edition" e se prepare para mergulhar nos ritmos mediterrâneos nos instantes que antecedem o apagar das luzes!

A lista completa das trilhas sonoras  "Sound of S10" da Equipe Nissan de Fórmula E estão disponíveis aqui.

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Contatos

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR
Alexandre Carvalho, Coordenador de Comunicação de Produto

Alexandre Carvalho
Coordenador de Comunicação de Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Mila Poli, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa

Mila Poli
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
+55 21 96960-3131
mila.poli@nissan.com.br

Emitido pela Nissan