YOKOHAMA, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd. divulgou uma atualização do progresso alcançado na metade de seu plano de transformação de quatro anos, o Nissan NEXT, coincidindo com a publicação dos resultados da companhia para o ano completo considerando os últimos 12 meses até 31 de março de 2022.

O plano Nissan NEXT foi lançado em maio de 2020 com metas de racionalização da capacidade e eficiência das operações, priorizando os principais mercados e colocando o foco sobre os principais modelos e tecnologias, enquanto as bases do negócio são revitalizadas.

A Nissan está à frente do planejado nas principais áreas que englobam as iniciativas de racionalização, criando um negócio eficiente focado em seus pontos fortes para a entrega da rentabilidade sustentável. Nos primeiros dois anos, a Nissan otimizou a produção, aperfeiçoou sua linha de produtos e ajustou sua estrutura de gestão global. Estes esforços fortaleceram a capacidade da Nissan para responder a transformações sem precedentes em mobilidade, assim como também interrupções globais, enquanto reduziu o seu ponto de equilíbrio financeiro e obteve economias nos custos dos materiais.  

A Nissan também registrou um avanço do plano para priorização e foco em iniciativas, melhorando a qualidade das bases do negócio e posicionando a companhia para progredir em seus objetivos a longo prazo de eletrificação e neutralização de carbono. Nissan vai intensificar ainda mais seu foco nas sementes do crescimento futuro e revitalizar seus alicerces por meio de esforços contínuos de transformação cultural.

Na atualização do plano Nissan NEXT, a companhia reportou um progresso nas seguintes áreas:

1. Ações de racionalização para fortalecer a agilidade e a rentabilidade sustentável

  • Capacidade de produção global reduzida em 20%
  • Linha de produtos reduzida em 15%, com a Nissan dedicando mais recursos aos seus modelos mais atrativos
  • Estrutura de gestão global ajustada de sete para quatro regiões, criando uma organização mais ágil e eficiente
  • Custos fixos otimizados em 350 bilhões de ienes, 17% a mais do que a meta de 300 bilhões de ienes

2. Priorização e Foco na melhoria da qualidade do negócio e avanços na inovação

  • Uma base sustentável para o crescimento a longo prazo desenvolvido nos principais mercados, entre eles EUA, Japão, China e Europa, impulsionado pelos principais produtos e tecnologias 
  • O notável programa de renovação de produtos entregou 12 novos modelos apresentados em 18 meses, com o ARIYA estabelecendo uma nova era de inovação da Nissan e de legado dos veículos elétricos
  • Uma qualidade de negócio aperfeiçoada com aumento nas receitas líquidas por unidade de 18% até o momento, mantendo as margens de lucro operacional de 2% para o ano fiscal de 2021 apesar das adversidades.

3. Bases para Semear o Crescimento Futuro

  • Implementação contínua das iniciativas de transformação cultural entre o propósito corporativo, diversidade, equidade e inclusão, governança corporativa fortalecida, acompanhadas de iniciativas de sustentabilidade
  • Estabelecimento de um objetivo de neutralidade de carbono para 2050 e metas para 2030
  • Roteiro traçado da Aliança 2030 com 80% do uso de uma plataforma comum para 2026
  • Anúncio do Nissan EV36Zero no Reino Unido para proporcionar uma solução de 360 graus
  • Desenvolvimento da iniciativa Nissan Intelligent Factory para construir veículos de última geração e proporcionar uma produção neutra em carbono no mundo todo até 2050

Ashwani Gupta, diretor de operações da Nissan, disse: “Alcançamos um impulso e cumprimos com a primeira metade do nosso plano Nissan NEXT. Os resultados são satisfatórios, especialmente se alcançados em um cenário de fortes ventos contrários no mercado e com intensa concorrência. Devemos agora aproveitar esta transformação para gerar valor e rentabilidade sustentada.”

Gupta citou exemplos do progresso do Nissan Next, incluindo um aumento de 19% na receita líquida por unidade no principal mercado dos EUA. No Japão, a receita líquida por unidade aumentou 38% no novo Note. Na Europa, a receita líquida por unidade aumentou 38% no novo Qashqai.

Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan, comemorou o progresso do plano de transformação, acrescentando: “À medida que priorizamos todos os esforços para oferecer um crescimento sustentável a longo prazo, avançaremos em direção a um futuro em que a Nissan acelera suas metas de eletrificação e inovações tecnológicas. A Nissan está no caminho certo e estamos confiantes de que a empresa atingirá todo o seu potencial – visando uma margem de lucro operacional de 5% – enquanto buscamos avanços significativos em mobilidade e mais”.

Na segunda metade do plano Nissan NEXT, a empresa manterá seus esforços de racionalização e priorização, ao mesmo tempo em que semeará as base para o crescimento futuro, incluindo:

  • Aumento em 40% da proporção global de modelos eletrificado até 2026
  • Desenvolvimento de baterias de íons de lítio sem cobalto e de menores custos para os veículos elétricos da próxima geração
  • Ser pioneira em baterias de estado sólido com uma linha de produção piloto estabelecida em Yokohama até 2024
  • Expansão do conceito de Hub para Veículos Elétricos do Reino Unido para os principais mercados no Japão, na China e nos EUA
  • Construção de dois novos modelos totalmente elétricos na planta de Canton no Mississippi, EUA
  • Expandir seus recursos de reutilização de baterias de veículos elétricos por meio da corporação 4R Energy com instalações dedicadas nos EUA e na Europa acompanhadas pelo Japão
  • Expandir a tecnologia ProPILOT para mais de 2,5 milhões de veículos Nissan e INFINITI até o ano fiscal de 2026, e
  • Avanço das mais recentes tecnologias de assistência ao motorista até meados de 2020, incluindo a tecnologia de próxima geração LiDAR para evitar colisões.

Uchida concluiu: “Acompanhando o desempenho acelerado dos negócios, a Nissan continua desenvolvendo sua cultura corporativa para uma nova era. Nosso objetivo é aprofundar o apoio a nossas equipes  e maximizar o potencial de todos na Nissan para impulsionar as inovações que enriquecem a vida de nossos clientes. Nossas pessoas continuam sendo o nosso ponto forte e nossa força motriz à medida que buscamos nossos objetivos de longo prazo para empoderar à sociedade."

# # #

Emitido pela Nissan