TÓQUIO, Japão – A Nissan demonstrou nas ruas de Tóquio um protótipo da versão mais avançada de sua tecnologia de condução autônoma, planejada para uso real a partir de 2020.

A fabricante japonesa testou a última geração da tecnologia ProPILOT no sedã esportivo INFINITI Q50.  A nova tecnologia permite que o veículo funcione no modo autônomo em meio urbano, como em ruas, avenidas e vias expressas. O sistema assume o controle do veículo a partir de uma programação da rota feita pelo motorista no sistema de navegação, podendo terminar o percurso até a chegada.

A inteligência artificial do protótipo utiliza dados recebidos de 12 sonares, 12 câmeras, 9 radares de ondas milimétricas, 6 escâneres a laser e mapas em alta definição, para analisar cenários complexos em tempo real, permitindo navegar suavemente em meio a condições desafiadoras, como cruzamentos movimentados. As atualizações de hardware e melhorias de software também garantiram transições mais suaves quando há obstáculos pelo caminho. Estes resultados dão mais tranquilidade aos passageiros devido à sensação de o veículo estar sendo conduzido por um humano.

"A inventividade está no coração de tudo o que fazemos na Nissan", comentou Takao Asami, vice-presidente sênior responsável pela área de pesquisa e engenharia avançada na Nissan. "Nosso protótipo de última geração do ProPILOT demonstra a tecnologia que estará disponível para uso real a partir de 2020. A demonstração feita hoje é mais um exemplo do trabalho bem-sucedido que estamos fazendo para criar a condução autônoma para todos no futuro".

Esta demonstração acontece logo após o lançamento do novíssimo Nissan LEAF, o veículo zero emissão equipado com a tecnologia ProPILOT, que permite a condução autônoma em uma única faixa de rodagem em autoestradas. Os modelos Nissan Serena, X-Trail e Rogue fazem parte da crescente linha de modelos da Nissan equipados com o ProPILOT, que será ampliada em 2018 com a chegada do Qashqai.

Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. A Nissan desenvolveu, produz e comercializa o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de quase 10 milhões de unidades por ano.

Para obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite Nissan-Global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos videos mais recentes no YouTube.

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.

# # #

Alexandre Carvalho 
Especialista de Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br  

Ana Genaro 
Comunicação Corporativa 
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br 

Emitido pela Nissan