• Conceito aponta rumo do design para novos modelos sedãs da Nissan – futurista, dinâmico e com ainda mais conforto na cabine
  • Nissan Vmotion 2.0 é um empolgante conceito pensado para os profissionais dinâmicos do futuro
  • Apresentação da evolução da assinatura "V-motion", característica do design frontal de vários modelos atuais da Nissan
  • Revela futuros dispositivos associados à Mobilidade Inteligente da Nissan, como a visão futura da funcionalidade ProPILOT, que permitirá a condução autônoma em meio urbano – inclusive em cruzamentos – graças ao uso da mais nova geração de interfaces com o usuário (HMI)

Detroit, EUA – A Nissan revelou hoje o Vmotion 2.0, um novo carro-conceito que assinala a direção que a empresa dará para o design de seus futuros sedãs e para a tecnologia de Mobilidade Inteligente. Combinando um senso aguçado de estilo, design emocional, espaço interno, conforto e tecnologia, o objetivo é proporcionar uma experiência de mobilidade mais suave para os profissionais dinâmicos e em constante movimento. O veículo foi revelado durante a coletiva de imprensa da Nissan na edição de 2017 do Salão Internacional do Automóvel de Detroit.

O Nissan Vmotion 2.0 é uma evolução da assinatura "V-motion", característica do design frontal de vários modelos Nissan atuais, como o crossover médio Murano e o Maxima. O design do Vmotion 2.0 vai além, apresentando um inteligente formato tridimensional para criar o volume e a arquitetura do veículo. Neste conceito, a grade "V-motion" se torna a fuselagem principal, permitindo uma linguagem ao mesmo tempo expressiva e extremamente contundente, acentuada pelas linhas marcantes que se estendem pela carroceria. Remetendo ao futuro da "Mobilidade Inteligente da Nissan" – o programa da Nissan para disponibilizar Mobilidade Zero Emissões e Zero Fatalidades–, as lâmpadas que circundam o logo frontal da Nissan se acendem para indicar quando o veículo está no modo ProPILOT, tecnologia que permitirá a funcionalidade de direção autônoma em ruas e cruzamentos. O vidro e a coluna traseira flutuante também transmitem uma sensação de aerodinâmica inteligente e eficiente.

A silhueta do carro é caracterizada por um "teto flutuante", com uma linha que flui suavemente das colunas bastante inclinadas do para-brisa até a borda do porta-malas. Uma moldura em carbono específica com filetes prateados dá destaque à linha do teto. Já a distância entre eixos maior revela a generosa cabine do modelo, enquanto que a superfície exclusiva da carroceria é definida pela "Geometria Emocional", que configura a linguagem de design da Nissan.

A traseira do veículo transpira classe e potência. A assinatura em forma de bumerangue desenhada pelas luzes traseiras destaca a largura do veículo. Assim como na grade frontal, o difusor traseiro se acende quando o carro está em movimento no modo ProPILOT. Já a dinâmica carroceria fabricada com aço de alta tensão apresenta uma pintura em tonalidade prata reluzente, com nuances na cor cobre. Graças ao efeito em camadas proporcionado pela pintura, a carroceria sutilmente revela um matiz diferente conforme o ângulo de visão.

"A cor cobre surge como tendência em diversos segmentos, como na moda, design de interiores e de produtos. Queríamos introduzir nuances e toques de cobre em combinação com outros metais, como o prata acetinado e o cromado", comentou Shiro Nakamura, vice-presidente mundial de design e executivo-chefe de criação da Nissan.

Com abertura não convencional, as portas dianteiras e traseiras criam um espaço desprovido de coluna central, abrindo-se para a convidativa e espaçosa cabine do Nissan Vmotion 2.0. O painel de bordo dá continuidade à temática de "Asa Deslizante" do design, integrando o painel de instrumentos e o sistema de informação e entretenimentoque pode ser acessado tanto pelo motorista como pelo passageiro dianteiro. O display horizontal contínuo integra a interface gráfica do usuário ProPILOT. Para os passageiros traseiros, o console central exibe uma tela menor, que pode ser utilizada como extensão do display central.

Os bancos são confortáveis e proporcionam boa sustentação, forrados com couro macio por meio de uma técnica exclusiva de costura que remete a uma sofisticada bolsa. O design do volante permite que o motorista e o passageiro vejam claramente todas as informações exibidas pelo display de informação e entretenimento sem qualquer bloqueio, acentuando a experiência suave da interface gráfica. E, graças ao design exclusivo da cabine, tanto o motorista como o passageiro desfrutam de muito conforto quando o carro está no modo ProPILOT. O layout simples do console central inclui um touchpad multifuncional que dá acesso aos comandos do sistema de informação e entretenimento. Todos os materiais de revestimento interno transmitem refinamento e sofisticação, como o acabamento em madeira zebra utilizada no assoalho e do lado de dentro das portas.

Inovadores, os alto-falantes Bose UltraNearfield™ disponíveis no Vmotion 2.0 contam com tecnologia de gestão do som. Esta tecnologia aumenta a consciência situacional dos passageiros. O sistema pode controlar a direção e a distância do som, gerando um campo sonoro de 360º em torno do motorista, transmitindo diferentes sons de forma clara e simultânea.

O Nissan Vmotion 2.0 apresenta a Condução Inteligente da Nissan (Nissan Intelligent Driving), que figura entre os três principais elementos da Mobilidade Inteligente da Nissan. A Condução Inteligente da Nissan contribui para proporcionar uma experiência ao mesmo tempo confortável e segura por meio de tecnologias como a ProPILOT, que foi concebida principalmente para permitir que o veículo seja conduzido no modo autônomo – não apenas em autoestradas e em condições de tráfego intenso, mas também em ruas e cruzamentos em ambiente urbano.

 

Dimensões básicas

Comprimento total

4.860 mm (191,3 pol.)

Largura total (sem retrovisores)

1.890 mm (74,4 pol.)

Altura total

1.380 mm (54,3 pol.)

Entre eixos

2.850 mm (112,2 pol.)

 

# # #

Emitido pela Nissan