• O Nissan GT-R LM NISMO completou as 24 Horas em sua primeira participação em Le Mans
  • Os 3 novos carros que participaram de Le Mans rodaram por 10, 23 e 24 horas
  • A Nissan conquistou o 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º lugares na categoria LM P2

Le Mans, França – O mais esperado concorrente das 24 Horas de Le Mans, o carro Nissan GT-R LM NISMO, correu pela primeira vez  no último fim de semana nesta que é a corrida automobilística de resistência mais tradicional do mundo. A Nissan havia estabelecido o objetivo de fazer com que um de seus carros chegasse ao final da prova de 24 horas, tal é o tamanho do desafio de participar da prova máxima da categoria endurance.

O carro de número 22, o Nissan GT-R LM NISMO pilotado por Harry Tincknell (Grã-Bretanha), Michael Krumm (Alemanha) e Alex Buncombe (Grã-Bretanha) passou pela bandeira quadriculada às 15 h de domingo, depois de enfrentar todas as adversidades para completar a maior corrida do mundo.

Durante as primeiras 10 horas da corrida, os três carros GT-R LM NISMO foram acumulando milhas, tendo completado mais de 100 voltas do circuito de 13.629 km de Le Mans neste período. A corrida não deixou de ser ainda mais desafiadora para o carro 22 que, além de ter que encarar problemas normalmente enfrentados pelos principiantes, foi atingido por destroços de outros carros. O momento mais "emblemático" vivenciado por este carro aconteceu apenas 9 horas depois da largada, quando Tincknell colidiu com uma grande peça caída na pista enquanto entrava com tudo na curva Indianápolis a 340 km/h.

"Corremos toda a prova de forma a garantir que a mecânica estivesse bem ajustada para que pudéssemos acumular milhas e completar a prova de Le Mans", informou Tincknell. "Confesso que não esperava bater contra um pedaço de uma ‘coisa’, que apareceu bem no meio da pista. O carro estava perfeito naquele momento, então foi uma pena ter que checar os danos e perder certo tempo. Fomos entendo mais o carro na primeira parte da corrida, mas consegui passar 7 ou 8 carros P2 e então me concentrei em terminar a prova com o carro inteiro".

A corrida das 24 Horas de Le Mans é um grande desafio para qualquer fabricante de veículos, mas correr pela primeira vez em Le Mans exige um esforço hercúleo. A equipe Nissan NISMO trabalhou incansavelmente desde que o carro GT-R LM NISMO fez suas primeiras rodagens, no fim de 2014. O carro ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, mas várias lições já foram aprendidas neste fim de semana, com a equipe lutando para conseguir manter os carros na pista.

O primeiro incidente aconteceu perto da 10ª hora de prova, quando o carro da Nissan de número 21 perdeu uma roda e, apesar dos esforços de Tsugio Matsuda (Japão), foi impossível voltar para o boxe. Lucas Ordonez (Espanha), companheiro de equipe de Matsuda, havia dado a largada no carro 21 e depois o entregou a Mark Shulzhitskiy (Rússia) que, por sua vez, passou o comando ao piloto japonês.

"A corrida das 24 Horas de Le Mans foi bem difícil para nós, mas já esperávamos por isso", comentou Ordonez. "Nos saímos bem no início da prova e os revezamentos aconteceram sem maiores preocupações, mas quando caiu a noite, começamos a ter alguns contratempos e, então, o Tsugio (Matsuda) teve um problema com uma das rodas e não conseguiu voltar para os boxes. Perder uma roda dianteira quando você tem um carro com tração dianteira não é uma coisa boa para acontecer. Foi um certo azar, mas tenho que agradecer à equipe, que fez um esforço sobre-humano nas últimas semanas e meses, porém acabou sendo desolador para eles ver que o carro não conseguiria voltar aos boxes. Aprendemos muito neste fim de semana, colhemos uma infinidade de dados e aprendemos como trabalhar juntos como uma equipe de corrida. Agora, precisamos continuar aprendendo, melhorando e nos desenvolvendo para as futuras provas".

O carro Nissan número 23 talvez tenha tido a mais lamentável saída da prova, tendo que abandonar depois de um problema com a suspensão. Jann Mardenborough (Grã-Bretanha) e seus companheiros de equipe Max Chilton (Grã-Bretanha) e Olivier Pla (França) ficaram para trás por causa de um problema com a embreagem no início, mas conseguiram se manter na prova. Estava tudo bem e seria possível chegar ao final, mas Mardenborough foi obrigado a abandonar faltando apenas uma hora para o final.

"Acabamos não correndo maiores riscos porque perdemos a largada", comentou Mardenborough. "Minhas primeiras voltas foram realmente muito boas, os pneus aguentaram três revezamentos e tivemos apenas que nos concentrar em manter o carro na pista. Fiquei bastante chateado por ter que abandonar a prova faltando apenas uma hora para o término. Tentei tudo o que podia para continuar, mas o número 23 já tinha dado o seu máximo. Terminamos a prova com um carro que ficou muito melhor para pilotar do que no início da prova, graças aos progressos feitos durante a corrida. Agradeço à equipe, que trabalhou duro, principalmente nas últimas semanas. Hoje podemos nos orgulhar de tudo o que fizemos".

"Estou me sentindo bastante orgulhoso de toda a equipe", falou Darren Cox, Responsável pela divisão NISMO da Nissan. "É claro que tivemos problemas, mas é normal isso acontecer quando se quer inovar. Nosso motor é forte e conseguimos resolver rapidamente os outros problemas que aconteceram. É incrível quanta coisa aprendemos em Le Mans e estes problemas nos fizeram ainda mais fortes".

"Muitas marcas da categoria LM P1 (a principal da corrida) não conseguem terminar a prova de Le Mans quando correm pela primeira vez. Por isso, foi muito importante atingirmos nosso objetivo", continuou. "Os caras lá nos boxes foram verdadeiros heróis neste fim de semana, e todos os pilotos fizeram um trabalho descomunal, às vezes em circunstâncias bastante difíceis. Eles precisaram de força mental e física em iguais proporções neste fim de semana, e todos os nove pilotos nos deram todo o seu melhor. Fizemos exatamente o que tinha que ser feito. Mergulhamos de cabeça, resolvemos os problemas, chegamos ao limite da atual performance e concluímos as 24 Horas de Le Mans!"

Além de dar suas primeiras voltas na categoria LM P1, a Nissan fornece motores para várias equipes da categoria LM P2 de Le Mans. Estas categorias encheram a montadora japonesa de orgulho na corrida francesa, conquistando os 7 primeiros lugares ao final da prova na categoria LM P2. O carro número 47 da equipe KCMG Oreca-Nissan foi o vencedor, seguido pela equipe vencedora do ano passado, a JOTA Sport Gibson-Nissan, enquanto que a equipe G-Drive Ligier-Nissan, do carro 26, ficou com o último degrau do pódio. Gaetan Paletou, o mais novo piloto a ser promovido da pilotagem virtual (o GT Academy) para a corrida em Le Mans, não conseguiu correr, pois seu carro teve que abandonar a prova antes que ele pudesse assumir o comando.

A próxima corrida para o GT-R LM NISMO será nas 6 Horas de Nürburgring, na Alemanha, que é a quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, no próximo dia 30 de agosto.

 

 

# # #

 

Emitido pela Nissan