GENEBRA (6 de março de 2018) – O conceito Nissan IMx KURO foi revelado hoje no Salão do Automóvel de Genebra, marcando a estreia europeia do crossover elétrico IMx.

Kuro, que significa preto em japonês, ganhou vida no IMx, visto pela primeira vez no Salão do Automóvel de Tóquio, em outubro de 2017. O crossover aparece com novo acabamento e rodas na cor preta, nova grade e nova cor de carroceria em tom cinza escuro.

O Nissan IMx KURO antecipa o futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da montadora para transformar a forma como os carros são propulsionados, conduzidos e integrados à sociedade. O inovador crossover foi criado para estreitar a relação entre o carro e o condutor, oferecendo uma condução muito mais empolgante, confortável e segura, fazendo do veículo um parceiro confiável.

As atualizações do Nissan IMx KURO também incluem a tecnologia pioneira da Nissan, chamada de B2V (Brain-to-Vehicle ou do Cérebro para o Veículo). A B2V auxilia a condução interpretando sinais cerebrais do motorista, ajudando tanto o sistema manual como o de condução autônoma do veículo a "aprender".

"O conceito emissão zero IMx KURO personifica o futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan", comentou José Muñoz, Diretor Executivo de Performance da Nissan. "Esse é o compromisso da marca para mudar a forma como as pessoas e os veículos se relacionam, bem como a forma como os carros vão interagir com a sociedade em breve".

Tornando a condução mais agradável com o Nissan Intelligent Driving

Entre as principais tecnologias embarcadas no Nissan IMx KURO está a futura versão do ProPILOT, que opera de forma totalmente autônoma. Quando o modo de condução ProPILOT é ativado, o sistema recolhe o volante para dentro do painel e reclina os bancos, dando mais espaço ao condutor e permitindo que os ocupantes do veículo relaxem para aproveitar o trajeto. Com o acionamento do modo de condução Manual, o veículo retorna o volante de direção e os bancos para as posições originais, transferindo o controle de volta para o motorista sem interrupções na condução.

A tecnologia B2V embarcada no Nissan IMx KURO promete acelerar o tempo de reação para o condutor, fazendo com que os veículos estejam sempre se adaptando para tornar a condução mais agradável. Esta ruptura da Nissan é resultado de pesquisas em torno do uso de tecnologias de decodificação cerebral, para prever as ações do condutor e detectar desconfortos:

Previsão: Capturando sinais de que o cérebro do condutor vai iniciar um movimento – como girar o volante de direção ou pisar no pedal do acelerador – as tecnologias de assistência à condução podem iniciar a ação de forma mais rápida, melhorando o tempo de reação e a condução manual.

Detecção: Ao detectar e avaliar o desconforto do condutor, a inteligência artificial pode mudar a configuração ou estilo de condução quando o modo autônomo é acionado.

A tecnologia B2V da Nissan é o primeiro sistema deste tipo a ser utilizado no mundo. O condutor utiliza um dispositivo que mede a atividade das ondas cerebrais, que são analisadas pelos sistemas autônomos. Ao antecipar o movimento pretendido, os sistemas podem tomar ações – como girar o volante de direção ou desacelerar o carro – de 0,2 a 0,5 segundos mais rápido do que o condutor, mantendo-se praticamente imperceptíveis.

O conforto e o prazer da propulsão elétrica com o Nissan Intelligent Power

O Nissan IMx KURO adota a nova plataforma para veículos elétricos da Nissan, projetada para proporcionar máxima eficiência. Ela permite que o assoalho seja totalmente plano, resultando um melhor aproveitamento da cabine e a dinâmica de condução. Com o centro de gravidade mais baixo, o chassi entrega uma condução precisa, que promete redefinir o segmento de crossovers.

O potente e silencioso trem de força oferece mais prazer de dirigir. O IMx KURO é alimentado por dois motores elétricos de alto rendimento (na frente e na traseira), permitindo que o veículo funcione com tração integral. Juntos, oferecem 320 kW de potência e incríveis 71,3 kgfm de torque – mais que o superesportivo Nissan GT-R –, a partir de uma bateria de alta capacidade, cujo projeto foi repensado e redesenhado para armazenar densidade maior de energia. A nova bateria permite autonomia de mais de 600 quilômetros com uma única carga.

Contribuindo para a infraestrutura social com o Nissan Intelligent Integration

O Nissan IMx KURO também pode contribuir para a infraestrutura social como jamais foi feito por outro automóvel. Após transportar o proprietário até o aeroporto, por exemplo, o IMx KURO tem capacidade de estacionar sozinho em uma vaga, onde pode ser conectado à rede de energia local e agir como usina "virtual" de geração de energia, devolvendo eletricidade para a rede, como uma extensão dos dispositivos vehicle-to-home e vehicle-to-building. Quando o proprietário retorna, o IMx KURO pode buscá-lo no terminal e levá-lo para casa. Todo o processo é operado de forma eficiente, graças em parte à capacidade aumentada da bateria e às tecnologias de conexão veicular, como a Mobilidade Autônoma Contínua (Seamless Autonomous Mobility).

Novas filosofias no design de veículos elétricos para a era autônoma

Até agora, os veículos eram projetados com uma clara diferenciação entre a parte externa e interna. O design externo dá uma sensação de segurança já do lado de fora, enquanto que o design interno oferece ao condutor um ambiente que favorece a concentração ao dirigir.

Esta diferenciação de propósitos deve mudar com a chegada de veículos totalmente autônomos. Os designers da Nissan buscaram redefinir o espaço interno do IMx para criar uma sensação de amplitude, mas mantendo a privacidade. Para isso, projetaram um espaço que conecta o lado de dentro com o lado de fora do veículo.

Também queriam transmitir as principais características dos veículos elétricos – suavidade e silêncio – com uma sensação de leveza, sendo ao mesmo tempo potente e dinâmico. Eles se inspiraram nos conceitos Ma (sensação de espaço e tempo) e Wa (harmonia) da cultura japonesa, expressando a coexistência de duas ideias contraditórias – "tranquilidade" e "movimento".

Design externo como vitrine das características únicas dos veículos elétricos

Desde a estreia do IMx no Salão do Automóvel de Tóquio, a equipe de design da Nissan, comandada por Alfonso Albaisa, Vice-Presidente Mundial de Design da marca, trabalhou em algumas mudanças pequenas – mas significativas – no veículo, que recebeu o nome de novo KURO.

A equipe simplificou a grade, dando a ela uma personalidade mais forte e robusta, mudando a cor de pérola para um tom cinza escuro profundo, com acabamentos e rodas na cor preta. A nova combinação de cores transforma o IMx, dando a ele uma presença mais marcante e imponente.

Por trás destas mudanças de estilo se encontra a intenção de testar se o conceito do IMx, como vitrine para a condução autônoma e a liderança da Nissan em veículos elétricos, casaria bem com uma personalidade diferente e mais robusta.

Os principais atributos de design que causaram maior impacto em Tóquio permanecem inalterados – desde o conhecido design da grade V-motion às linhas suaves da carroceria que avançam na direção do capô e da traseira. As superfícies amplas dos para-choques dianteiros com formato diferenciado se estendem a partir da grade e seguem de forma contínua para as laterais da carroceria, criando uma sensação de camadas.

"Após o Salão do Automóvel de Tóquio, minha equipe e eu continuamos a considerar o potencial do IMx", comentou Albaisa. "Questionamos internamente se o conceito básico do IMx poderia ser mais inspirado em um SUV com mudanças relativamente simples em alguns detalhes, ornamentos e cores".

"Estas pequenas mudanças foram combinadas para dar ao IMx KURO uma personalidade completamente diferente, e a inclusão do codinome KURO contribui para isso. Ele parece indestrutível e determinado – o que consideramos interessante tanto para este conceito como para a aplicação das tecnologias exibidas pelo veículo".

Design interno é espaçoso e relaxante, com simplicidade

O interior do IMx KURO segue o conceito básico de espaço encontrado nas casas tradicionais japonesas, dando a impressão de amplitude.

O painel de instrumentos panorâmico com tecnologia de diodo emissor de luz orgânico (OLED) exibe o ambiente externo em segundo plano. Outro display, com padronagem granulada em madeira, posicionado abaixo do painel de instrumentos e em torno dos painéis das portas, dá aos ocupantes a sutil sensação de estar em um ambiente externo, semelhante à sensação proporcionada pelo shoji, papel transparente empregado pela arquitetura tradicional japonesa.

A estampa desenhada na diagonal katanagare, encontrada nos bancos, foi delicadamente gravada com um cortador a laser. Já o estofamento dos encostos de cabeça com padronagem tipo kumiki – brinquedos japoneses em madeira para montar – são feitos de um material siliconado com estrutura produzida por meio de impressão em 3D.

Um dispositivo dotado de inteligência artificial permite que o condutor controle o painel de instrumentos por meio de movimentos oculares e gestos das mãos. A interface intuitiva faz com que haja menos controles e botões físicos, tornando a cabine do IMx simples e ao mesmo tempo altamente eficiente, contribuindo para oferecer um conforto de nível superior.

 

# # #

Nissan no Brasil

A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.

Sobre a Nissan Motor Co.

A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. No Ano Fiscal 2017, a companhia iniciou o "Nissan M.O.V.E. to 2022", um plano de seis anos com o objetivo de aumentar em 30% os lucros anuais, para 16,5 trilhões de ienes no fim do Ano Fiscal de 2022, juntamente com uma margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Como parte do "Nissan M.O.V.E. to 2022", a empresa planeja ampliar sua liderança em veículos elétricos, simbolizada pelo veículo elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de mais de 10,6 milhões de veículos no ano calendário de 2017.

Para obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite Nissan-Global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

Contatos:

Michael Figueredo
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9210
michael.figueredo@nissan.com.br

Ana Genaro
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br

Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Emitido pela Nissan