YOKOHAMA, Japão – A equipe Nissan e.dams Formula E retorna à Arábia Saudita pelo quarto ano consecutivo para as corridas de abertura do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2021/22.

O circuito de rua apertado e sinuoso de Diriyah, considerada "Patrimônio Mundial da UNESCO", será mais uma vez o anfitrião desta espetacular rodada dupla, que será realizada após o anoitecer pela segunda vez na categoria – a estreia foi na temporada passada.

Após uma forte pré-temporada de testes no mês passado em Valência, Espanha, as rodadas de Diriyah serão as duas primeiras corridas com a Nissan e.dams da estrela em ascensão Maximilian Günther. O alemão, que ingressou na equipe em setembro de 2021, já demonstrou grande ritmo com três vitórias na Fórmula E.

Enquanto isso, o veterano de grande sucesso Sébastien Buemi iniciará oficialmente sua quarta temporada com a equipe depois de assinar com a marca japonesa desde o início de sua jornada na Fórmula E em 2018.

A temporada 8 será a última das regras atuais da Fórmula E, com os carros Gen2 gerando mais desempenho do que nunca. A permissão de energia foi aumentada em 20 kW, para 220 kW, no modo Race e em 15 kW, para 250 kW, no modo Attack. Enquanto um novo formato de qualificação com corridas frente a frente e sessões de treinos livres mais curtas tornará a vida mais difícil para pilotos e equipes, adicionando ainda mais emoção para os fãs.

Nesta temporada, a equipe continuará a vincular sua presença no campeonato totalmente elétrico aos veículos elétricos de rua da Nissan. Buemi correrá mais uma vez em seu Nissan Ariya número 23, em homenagem ao novo crossover elétrico da marca japonesa. Günther assumirá o Nissan LEAF 22, em homenagem ao conhecido 100% elétrico da marca, lançado em sua primeira geração em 2010.

Em Diriyah, os monopostos correrão pela primeira vez com uma nova pintura, especialmente projetada para a oitava temporada. O design é uma evolução do conhecido tema de quimono, adotado pela equipe, com destaques vermelhos brilhantes proeminentes que reafirmam ainda mais a missão da Nissan em demonstrar a emoção e o desempenho de sua tecnologia de veículos elétricos.

"Após os testes da pré-temporada em Valência, estamos prontos e empolgados para correr novamente em Diriyah", disse Tommaso Volpe, diretor global de automobilismo da Nissan. Isso é ótimo para os fãs, mas, claro, também significa que precisaremos adaptar a configuração do carro para uma potência mais alta, mantendo um olhar atento às temperaturas da bateria. Na verdade, um dos principais desafios que enfrentaremos em Diriyah será nos adaptarmos às condições da pista, que podem variar de muito quente durante o dia para bastante fresco à noite, adicionando outra camada de complexidade à corrida.

"Estamos todos ansiosos pela próxima temporada; toda a equipe está muito motivada e vamos trabalhar duro para ver alguns bons resultados na pista. Nosso objetivo não é apenas lutar para voltar ao topo da classificação, mas também continuar usando a Fórmula E como a plataforma perfeita para promover a experiência da Nissan em eletrificação e reforçar nosso forte compromisso com a sustentabilidade".

Os chefes de equipe da Nissan e.dams, Grégory e Olivier Driot, também comentaram: "Depois de uma curta pausa de Natal, estamos começando nossos preparativos finais para a primeira corrida da oitava temporada. A equipe trabalhou duro em Valência para cumprir um programa de testes completo. Tanto Sébastien como Maximilian conseguiram acumular muitas voltas e coletar muitos dados em várias simulações, o que será muito valioso para nós."

"A pista em Diriyah, com inúmeras curvas de alta velocidade, deve se adequar bem ao nosso pacote de carros. Além disso, a preparação da pré-temporada e a nossa experiência neste layout inalterado serão muito úteis para a configuração do veículo. A equipe marcou pontos em todos os E-Prix de Diriyah desde que foi realizado pela primeira vez na quinta temporada, então estamos ansiosos para ver os carros na pista e começar nossa campanha com uma nota positiva".

A Nissan corre neste campeonato mundial totalmente elétrico para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a um público global. Como parte de seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os seus novos veículos até o início da década de 2030 nos principais mercados. A montadora japonesa pretende trazer sua experiência na transferência de conhecimento e tecnologia entre a pista e a estrada para oferecer os melhores veículos elétricos para os clientes.

CITAÇÕES DOS PILOTOS

Sébastien Buemi

"É ótimo estar de volta à pista com a Nissan e.dams para nossa quarta temporada juntos na Fórmula E. Tivemos o teste oficial da Fórmula E em Valência, em dezembro, que foi nossa primeira sessão de testes com os carros como serão para a oitava temporada. Estou confiante de que podemos ter uma campanha mais forte do que fizemos na sétima temporada, com o objetivo de voltar a lutar na frente, e vamos trabalhar muito como equipe para conseguir isso. Estou muito feliz por ter Max como meu companheiro de equipe nesta temporada – ele já tem muita experiência na Fórmula E –, então acredito que juntos seremos capazes de levar a equipe adiante".

Maximilian Günther

"Estou muito ansioso pelo início da temporada e minhas primeiras corridas de Fórmula E com a Nissan. A rodada dupla noturna em Diriyah é um evento de abertura muito especial, e o circuito é ótimo para pilotar – eu realmente gosto dos desafios que ele nos dá. A pista é arenosa e mais escorregadia em comparação com a maioria dos outros circuitos da Fórmula E, especialmente o setor dois, com suas combinações de curvas cegas muito rápidas. Será um grande show para os fãs. Claro, há muitas coisas novas para mim nas minhas primeiras corridas com a equipe; mas o teste em Valência correu muito bem e a equipe toda está trabalhando na mesma direção, o que me fez sentir logo em casa. Estou pronto para seguir, então agora é hora de começar a trabalhar".

Assista ao vídeo de lançamento da oitava temporada da Nissan e.dams aqui.

TV

https://www.fiaformulae.com/en/watch/ways-to-watch

#FANBOOST

Os fãs da equipe Nissan e.dams podem ajudar seus pilotos a obter um impulso extra de energia durante cada corrida visitando o site www.nismo.com para votar. A votação abre três dias antes de cada corrida e fecha 6 minutos após o início dela. Apenas os cinco melhores pilotos do Fanboost Leaderboard podem ganhar o impulso extra de energia. Então, cada voto é importante para ajudar os pilotos da Nissan e.dams a ganhar o impulso extra.

Mais Informações

Visite Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit

# # #

Contato

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR

Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Emitido pela Nissan