Nissan aumenta o som com o sistema “Canto” no Salão de Tóquio
Sistema "Canto" apresenta o som dos futuros veículos elétricos da Nissan.

TÓQUIO, Japão A Nissan não apresentou apenas um novo carro conceito na edição de 2017 do Salão do Automóvel de Tóquio. A marca japonesa também surpreendeu a multidão ao lançar o "Canto", o som dos futuros veículos elétricos da Nissan.

"Um dos pilares da Mobilidade Inteligente da Nissan é a integração do veículo à sociedade, e o som desempenha um papel fundamental", comentou Daniele Schillaci, Vice-Presidente Executivo Mundial de Vendas e Marketing da Divisão de Veículos Zero Emissão e Baterias. "O sistema 'Canto' foi desenvolvido para melhorar a segurança dos pedestres, além de diferenciar os veículos Nissan por meio de um som vibrante, autêntico e cheio de otimismo, que representa o posicionamento único da nossa marca no mercado de veículos eletrificados".

O nome "Canto" remete ao verbo cantar. Isso porque o sistema de som se adapta aos movimentos de aceleração, desaceleração e frenagem do veículo, mudando o tom e a frequência das vibrações das ondas sonoras. O som é ativado em velocidades de até 20 a 30 km/h, dependendo da regulamentação de cada país.

A Nissan criou o sistema "Canto" com o principal objetivo de desenvolver um alerta sonoro. Entretanto, o sistema também foi projetado para melhorar o meio urbano com um toque exclusivo da Nissan. Apesar de ser claramente audível, o volume do som não perturbará pedestres, passageiros e moradores.

A Nissan tem sido pioneira em sistemas de som para seus veículos desde 2010, quando lançou o "Alerta de Aproximação de Veículo" do LEAF, feito também para alertar os pedestres sobre a proximidade de um carro elétrico.

O conceito de Mobilidade Inteligente da Nissan é a estratégia da marca para mudar a forma como os carros são impulsionados, conduzidos e integrados à sociedade.

Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. A Nissan desenvolveu, produz e comercializa o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de quase 10 milhões de unidades por ano.

Para obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite Nissan-Global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos videos mais recentes no YouTube.

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.

 

# # #

Contatos:

Ana Genaro
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br

Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Emitido pela Nissan