DIRIYAH, Arábia Saudita – A Equipe Nissan de Fórmula E garantiu seus primeiros pontos da temporada 2022/2023 na 3ª Rodada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, com Sacha Fenestraz terminando em oitavo em Diriyah.

Depois de uma sexta-feira difícil, o piloto franco-argentino qualificou-se em 12º para a segunda corrida desta etapa, que foi realizada no sábado, apresentando excelente velocidade para evoluir no pelotão e marcar seus primeiros pontos para a equipe.

Norman Nato também demonstrou seu potencial na sexta-feira, na primeira corrida da etapa dupla realizada à noite, subindo quatro posições e terminando logo depois dos pontos, em 12º. O piloto francês repetiu a performance no sábado, evoluindo quatro posições mais uma vez.

"Ficamos com sentimentos contraditórios ao final desta etapa dupla", disse Tommaso Volpe, diretor geral da Equipe Nissan de Fórmula E. "Chegamos a Diriyah com alguns processos novos que funcionaram muito bem e estamos evoluindo a cada corrida. As qualificações foram um pouco frustrantes neste fim de semana, cometemos alguns erros, mas o ritmo na corrida estava muito bom para ambos os pilotos e eles conseguiram avançar no pelotão. Estamos muito animados com Sacha pontuando – ele fez uma corrida incrível –, mas sabemos que podemos fazer mais. Tínhamos uma boa estratégia e nos sentimos fortes como equipe – e isso é bom sinal para o resto da temporada. Este será um longo campeonato, por isso agora temos que nos concentrar nos pequenos detalhes e continuar fazendo progressos."

"Também é muito bacana ver nossa equipe cliente McLaren conquistando sua primeira pole e pódio na categoria, comprovando o ritmo do motor Nissan e-4ORCE 04. Nossos parabéns a eles, vamos continuar trabalhando pesado nos preparativos para a corrida na Índia, daqui a duas semanas. Ainda temos muito trabalho pela frente para atingirmos todo nosso potencial, mas estamos no caminho certo".

Comentários dos Pilotos

Sacha Fenestraz

"Estou satisfeito com o resultado de hoje depois de marcar meus primeiros pontos para a equipe na Fórmula E. Poderíamos ter feito mais nas qualificações, mas devemos nos contentar com os progressos que fizemos e com os aprendizados deste fim de semana. Temos um bom ritmo, principalmente nas corridas, mas ainda temos muito que aprender. Os pilotos estão tão coesos que qualquer erro mínimo que você comete nas qualificações pode lhe custar muito caro. Neste fim de semana, no entanto, melhoramos muito em comparação com o México. Espero continuar neste ritmo na Índia para marcar ainda mais pontos em um circuito totalmente novo".

Norman Nato

"Este fim de semana tivemos muitos pontos positivos e sabemos que temos que continuar trabalhando muito nas próximas corridas. Precisamos entender melhor os pneus nas qualificações para demonstrar nosso potencial, pois o ritmo na corrida foi competitivo. A temporada está só começando e sempre soubemos que teríamos coisas para trabalhar. O pelotão está tão apertado que um décimo de segundo significa muito nas qualificações. Temos claramente um ritmo forte, evoluímos nos dois dias e acho que, se tivéssemos largado algumas posições acima, teríamos tido uma boa chance de terminar no top 10. Fico feliz pelo Sacha e pela equipe pelos primeiros pontos na temporada e agora precisamos nos concentrar na Índia para sermos ainda melhores lá".

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição pela Nissan da escuderia e.dams em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, Norman Nato e Sacha Fenestraz serão os pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados.

A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

# # #

Contato

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR

Alexandre Carvalho
Coordenador de Comunicação de Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Emitido pela Nissan