HYDERABAD, Índia – A Equipe Nissan de Fórmula E garantiu seus pontos no primeiro E-Prix de Hyderabad, na Índia, da história. Em uma corrida caótica, Norman Nato terminou em sétimo colocado e Sacha Fenestraz, que teve um incidente quando tinha condições de subir ao pódio, ficou na 12ª posição na Rodada 4 da Temporada 9.

Nato largou em 14º e seguiu no forte ritmo do bólido. Apesar de ter sido atingido, e obrigado a parar no box devido a um pneu furado, o piloto francês voltou à pista até garantir o sétimo lugar e seus primeiros pontos para a equipe, além de conquistar um ponto adicional por ter feito a volta mais rápida da corrida.

Fenestraz impressionou novamente nas qualificações, avançando para a fase de Duelos pela segunda vez nesta temporada. Ele perdeu por pouco a semifinal, mas largou em quarto na corrida devido às penalidades impostas a outros pilotos por conta dos limites na pista.

O piloto franco-argentino estava desafiando os pilotos que ocupavam as três primeiras posições no início da prova, mas teve a má sorte de ser pego em um incidente e perdeu várias posições, voltando a correr em 12º lugar.

"Nunca procuramos desculpas se não entregamos uma boa performance, mas desta vez a equipe trabalhou de forma perfeita durante todo o fim de semana, exceto por um pequeno problema nas qualificações do Norman", disse Tommaso Volpe, diretor da equipe e diretor geral da Equipe Nissan de Fórmula E.

"Nossos dois pilotos largaram com tudo na corrida – o Sacha concorrendo a um lugar no pódio e o Norman recuperando várias posições. Mas infelizmente o Sacha foi impedido de entregar um excelente resultado por uma falha que não cabe a ele. Ele definitivamente tinha potencial para marcar muitos pontos hoje. O Norman fez uma corrida brilhante, subindo várias posições apesar de ter parado, terminando em 7º. Sabemos que nosso carro é rápido, então vamos voltar brigando para estar na frente do grid na Cidade do Cabo".

Comentários dos Pilotos

Sacha Fenestraz

"No geral, a sensação é de frustração. Tivemos grandes chances de subir ao pódio ou pelo menos terminar no top 5. Está difícil de engolir, mas as corridas são assim e sabemos que temos performance. As qualificações foram boas; essa foi minha segunda vez nos Duelos nesta temporada e acho que poderíamos ter chegado lá, mas cometi um erro nas Curvas 1 e 2 e acabei perdendo a oportunidade. Apesar disso, o 4º lugar ainda foi uma boa posição na largada e demonstramos nossa força na corrida. Apesar de termos dado tudo até o fim, o resultado estava fora do nosso alcance. Agora só precisamos manter a cabeça erguida e seguir em frente. Temos um bom carro e uma excelente equipe, estamos progredindo realmente rápido e tenho certeza que logo os resultados vão aparecer".

Norman Nato

"É muito bacana marcar meus primeiros pontos da temporada, mas ainda sinto que poderíamos ter conseguido mais hoje. Na metade da corrida eu estava correndo no top 10, mas fui atingido e tive um pneu furado, portanto tive que parar. Isso nos custou muito tempo e posições, por isso termos nos recuperado para terminar em sétimo demonstra como o carro e a estratégia foram acertados. O Carro de Segurança chegou na hora certa para nós, mas ainda tive que gerenciar a corrida e ficar fora de problemas para recuperar as posições perdidas. Ainda temos algumas áreas para melhorar, principalmente nas qualificações, mas o carro é rápido e se, pudermos nos qualificar mais na frente do grid, teremos potencial para marcar belos pontos. Agora estamos ansiosos para chegar à Cidade do Cabo e continuar nosso desenvolvimento lá".

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição pela Nissan da escuderia e.dams em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, Norman Nato e Sacha Fenestraz serão os pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados.

A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2014, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

# # #

Contatos

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR
Alexandre Carvalho, Coordenador de Comunicação de Produto

Alexandre Carvalho
Coordenador de Comunicação de Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Mila Poli, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa

Mila Poli
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa
+55 21 96960-3131
mila.poli@nissan.com.br

Emitido pela Nissan