• Recurso do carro 100% elétrico da Nissan está sendo usado por DJs no evento Electric Experience, no interior de São Paulo.
  • DJ e produtor musical Bruno Martini, embaixador da Nissan, foi o primeiro a tocar músicas com a tecnologia

TUIUTI, SÃO PAULO Um DJ tocando seu equipamento de som em meio a um gramado. A cena seria comum se os dispositivos eletrônicos estivessem funcionando ligados a uma tomada da rede elétrica, mas no evento Electric Experience, no interior de São Paulo, isso não acontece. As músicas que entretêm o público saem de uma mesa profissional de DJ que recebe energia direto de um Nissan LEAF.

O carro 100% elétrico da Nissan, ícone mundial da eletrificação, mostra no evento sua capacidade única de recarga bidirecional, que permite "carregar"a energia de volta para a rede por meio da tecnologia V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para aparelhos elétricos por meio da tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo). Assim, o veículo serve para armazenar e gerar energia como uma espécie de bateria sobre rodas.

No Electric Experience, um evento dedicado aos carros elétricos, um Nissan LEAF, na mesma versão comercializada nas lojas no país, é conectado a uma "mesa de som"de DJ por meio de um carregador bidirecional Quasar de 7,4 kW, fornecido pela EMB (Electric Mobility Brasil). Assim, graças ao seu sistema inovador, o carro da marca japonesa alimenta com eletricidade o equipamento e garante a animação para os participantes.

Hoje, primeiro dia do evento, o equipamento foi "pilotado"por Bruno Martini, um dos principais DJs e produtores musicais do mundo, que é embaixador da marca Nissan. Nos dias seguintes, até 5 de dezembro, último dia do Electric Experience, outros DJs vão se apresentar usando o Nissan LEAF e sua tecnologia diferenciada.

"É incrível como o Nissan LEAF consegue gerar energia para o meu equipamento e garantiu a qualidade da minha apresentação. Nunca imaginei que um dia tocaria conectado a um automóvel", conta Bruno Martini.

Assim como está sendo usada para fornecer energia para o equipamento de som dos DJs, a capacidade bidirecional do Nissan LEAF permite que a carga de suas baterias seja utilizada para abastecer outros tipos de aparelhos, independentemente da existência ou não de rede elétrica, ou mesmo residências e imóveis comerciais. Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. E, ainda, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede. A Nissan já aplica o sistema no Japão e na Europa.

"O sistema bidirecional é mais um recurso inovador do Nissan LEAF que reforça mais uma vez como desenvolvemos um automóvel voltado para se integrar ao novo ecossistema propiciado pela mobilidade inteligente. Ele vai além de ser um carro 100% elétrico que dá muito prazer ao se conduzir, é um exemplo real das novas experiências que queremos oferecer aos nossos clientes", afirma Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan.

Nissan LEAF – Sucesso global e no Brasil

O modelo 100% elétrico da Nissan tem mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo. A atual geração, a segunda do modelo, é comercializada no Brasil desde 2019. Seguindo o conceito da visão Nissan Intelligent Mobility, e graças à excelente autonomia e a sistemas inovadores, o Nissan LEAF fortalece o sucesso da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente. O modelo é produzido em três países, de três continentes diferentes, e é comercializado em mais de 50 mercados pelo mundo.

O Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta, por exemplo, com o inovador e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

Com um moderno e-powertrain, o Nissan LEAF oferece grande eficiência energética por meio baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece um desempenho estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm (26% maior). É desempenho com emissão zero.

Tudo isso com uma economia significativa com recarga/abastecimento. Em um levantamento da Nissan do Brasil com dados médios de mercado para o custo do litro de gasolina e do quilowatt-hora (kWh), a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75% ao se rodar com um Nissan LEAF em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.

Já para assegurar a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield. Esse "escudo inteligente de segurança" integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Electric Mobility Brasil – Soluções para eletromobilidade

A Electric Mobility Brasil (EMB) é referência em soluções para a eletromobilidade no Brasil. Atua fornecendo projetos "turn key", desde análise, dimensionamento e montagem de infraestrutura de recarga até, consultoria para a definição do melhor equipamento para recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in.

Com mais de 5 anos no mercado, totalmente focada no tema, a EMB possui amplo portfólio de carregadores com aplicações em residências, comércios, locais públicos e rodovias. Opções de carregadores com carga normal, rápida e ultrarrápida. 

Fornece carregadores para os diversos tipos de veículos elétricos (carros de passeio, carros comerciais, caminhões e ônibus).

# # #

Contatos

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR

Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Rogerio Louro
Diretor de Comunicação Corporativa
+55 21 2134-9192
rogerio.louro@nissan.com.br

Emitido pela Nissan