RIO DE JANEIRO – Um projeto que integra a deusa do Sol na mitologia japonesa, Amaterasu, a obra do artista Katsushika Hokusai "A grande onda de Kanagawa" e uma árvore símbolo do Japão, a cerejeira, foi o grande vencedor do "Concurso Acadêmico de Design Gráfico Novo Nissan Kicks", realizado pela Nissan do Brasil. O objetivo era encontrar a pintura para o crossover da marca que melhor representasse a cultura japonesa e a proposta vencedora foi a do estudante de design Ricardo Munhoz Santiago Junior, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.

A comissão julgadora do concurso foi formada por profissionais das áreas de Design, Marketing e Comunicação da Nissan e recebeu projetos de universitários de várias instituições de ensino. As avaliações tiveram como base três pilares principais: originalidade, criatividade e adaptação ao tema do concurso. "O projeto vencedor mostra muita originalidade, unindo de maneira inteligente e com cores fortes diferentes elementos da cultura japonesa e acredito que o Novo Nissan Kicks com esta pintura será impactante", afirma John Sahs, designer-chefe do Estúdio de Design da Nissan América Latina e um dos jurados do concurso.

"Eu sempre gostei e tive muito interesse pela cultura japonesa, então a minha primeira ideia foi retratar a tradição e a religião do Japão. Fui pesquisar um pouco mais e foi assim que acabei chegando na Deusa do Sol Amaterasu, que resolvi representar com o Sol na lateral. A Grande Onda de Kanagawa é uma obra de Hokusai muito conhecida e prestigiada, inclusive é a capa da biografia ilustrada do pintor, que estou lendo. E, por fim, a cerejeira que é uma imagem que todos associam ao Japão, suas lindas flores rosas sendo espalhadas no outono", explica o vencedor Ricardo Munhoz Santiago Junior. "Achei uma iniciativa maravilhosa poder homenagear os imigrantes que, com muita coragem, vieram em busca de uma vida nova", complementa.

Agora, o projeto vencedor será transformado em realidade com suporte da equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina. Um Novo Nissan Kicks receberá a aplicação da pintura e o veículo será uma das atrações do estande da Nissan no Festival do Japão, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de julho, na cidade de São Paulo.

# # #

Contato

Para mais informações, press releases e imagens, visite a Sala de Imprensa da Nissan em:
brazil.nissannews.com/pt-BR

Ana Genaro
Coordenadora de Comunicação Corporativa
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br

Emitido pela Nissan