RESENDE, Brasil – Uma vez mais a Nissan foi reconhecida por suas ações bem-sucedidas, realizadas no Complexo Industrial de Resende, para proporcionar um ambiente seguro a seus funcionários durante a operação. A fabricante conquistou o primeiro lugar nacional do Prêmio Proteção Brasil de Saúde e Segurança do Trabalho. A premiação é organizada anualmente pela revista "Proteção", desde 2005. A Nissan conquistou o título na categoria Segurança de Máquinas e Equipamentos. A ação premiada, que já havia garantido o ouro na Região Sudeste, foi a adequação à NR-12* na área de uma das prensas da estamparia. Outra prática realizada na fábrica da Nissan, o programa "Não Caia Nessa" ficou com a prata da Região Sudeste na categoria Trabalho em Altura.

A Gestão de Segurança em Máquinas – proteção e prevenção de lesões e de danos à saúde dos trabalhadores gerados por máquinas e equipamentos – sempre foi prioridade na Nissan. Com a instalação de novos processos no Complexo Industrial de Resende, a companhia identificou a necessidade de uma nova adequação em sua maior máquina – a prensa da estamparia, importada do Japão. O plano de adequação foi batizado de "Mantendo Viva a NR-12", e o grande desafio foi garantir a atualização sem impactar a produção e a qualidade dos veículos fabricados no país.

Já na categoria Trabalho em Altura, o programa "Não Caia Nessa" mostrou que conhecimento e capacitação são pontos chaves para a prevenção de acidentes. Para a Nissan, toda atividade realizada a partir de 1,5 metros se enquadra como trabalho em altura. Atualmente, mais de 420 funcionários do Complexo Industrial estão aptos a tais atividades, graças ao programa.

"A Nissan é mundialmente reconhecida por sua qualidade e tecnologia. Isso, é claro, reflete no Complexo Industrial de Resende. Porém, esse resultado não seria possível sem as pessoas. Não por acaso estamos entre as fábricas mais seguras da Nissan. E ver nossas práticas reconhecidas com esse prêmio apenas ratifica nossa incessante busca por um ambiente cada vez mais seguro para nossos funcionários", diz Wesley Custódio, Diretor de Produção do Complexo Industrial de Resende.
A fábrica da Nissan em Resende tem a menor taxa de frequência de acidentes de trabalho em todas as unidades fabris da companhia no continente americano.

*NR-12 é uma norma regulamentadora que define referências, princípios e medidas de proteção aos trabalhadores que operam perto de máquinas.

Compromisso com Segurança e Saúde Ocupacional

Desde a inauguração do Complexo Industrial de Resende em abril de 2014, a Nissan acumula uma série de reconhecimentos dos órgãos e publicações especializadas em Saúde e Segurança no Brasil e no exterior. Tricampeã do prêmio da Revista Proteção Brasil nos anos de 2014, 2015 e 2016, e bicampeã do Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador em 2015 e 2016, a fábrica da Nissan é um exemplo de melhores práticas e resultados em segurança ocupacional dentro do grupo Nissan e da indústria automotiva nacional.

O prêmio "Proteção Brasil de Saúde e Segurança do Trabalho" é considerado a mais importante distinção concedida ao trabalho desenvolvido dentro das empresas em favor da saúde e da segurança do trabalhador. Desde 2005 ele reconhece empresas de todas as regiões brasileiras e profissionais que se destacam pela sua ação voltada à qualidade de vida dentro dos locais de trabalho.

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.

Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. A Nissan desenvolveu, produz e comercializa o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors, que se tornou a terceira integrante da Aliança - um grupo com vendas combinadas de quase 10 milhões de unidades por ano.

Para obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite nissan-global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

 

# # #

Contatos:

Michael Figueredo
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9210
michael.figueredo@nissan.com.br

Ana Genaro
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br

Emitido pela Nissan